17.7 C
Aratiba
quinta-feira, 22/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioEconomiaImposto de Renda 2025 entra na reta final: 20 milhões ainda não...

Imposto de Renda 2025 entra na reta final: 20 milhões ainda não declararam; primeiro lote de restituição sai dia 30

Contribuintes têm até 30 de maio para evitar multas, CPF irregular e aproveitar a restituição que será paga no maior valor da história.

O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2025 está prestes a encerrar. Contribuintes têm até as 23h59min59s do dia 30 de maio para acertar as contas com o Fisco e evitar problemas como multas e CPF irregular.

Segundo a Receita Federal, cerca de 20 milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração. Até o momento, foram enviadas mais de 26 milhões de declarações, o que representa 57,78% do total esperado para este ano — estimado em 46,2 milhões. O aumento nas declarações é de quase 7% em relação a 2024.

A multa por atraso na entrega é de 1% ao mês sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20%. Além disso, a não entrega pode tornar o CPF do contribuinte irregular, impedindo financiamentos, emissão de passaportes, entre outros serviços.

A maioria dos contribuintes utilizou o programa gerador (83,3%) ou a declaração online (11%). Cerca de 48,1% optaram pela declaração pré-preenchida, facilitada pela integração de dados da Receita, embora este ano tenha havido atrasos no abastecimento dessas informações devido à greve dos auditores fiscais.

O primeiro lote de restituição do IRPF 2025 será liberado para consulta a partir de 23 de maio, e o crédito bancário será realizado em 30 de maio, mesmo dia do fim do prazo de entrega. Ao todo, serão pagos R$ 11 bilhões em restituições a aproximadamente 6,2 milhões de contribuintes — maior valor já registrado para um lote inicial.

Entre os beneficiados estão idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves, professores e os que utilizaram a declaração pré-preenchida com recebimento via PIX. Os pagamentos serão feitos exclusivamente em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Caso haja erros, é possível reagendar o crédito pelo site do Banco do Brasil ou pela Central de Relacionamento.

Para consultar a situação da declaração e da restituição, basta acessar o portal da Receita Federal ou o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para tablets e smartphones.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments