17.4 C
Aratiba
sexta-feira, 18/outubro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiÍndice provisório situa Aratiba com maior retorno de ICMS entre os municípios...

Índice provisório situa Aratiba com maior retorno de ICMS entre os municípios da AMAU para 2025

A estimativa é que sejam repassados cerca de R$ 10 bilhões às prefeituras ao longo do próximo ano. Aratiba está em primeiro lugar entre os municípios da região, com aumento previsto de 10,8%.

Ainda no mês de agosto, a Receita Estadual divulgou os índices provisórios de participação de cada município gaúcho no rateio da arrecadação do ICMS para o exercício de 2025. Conforme determina a Constituição Federal, 25% de toda a arrecadação dos estados com o tributo, após as devidas destinações constitucionais, como o FUNDEB, pertence aos municípios.

O Índice de Participação dos Municípios (IPM) é o indicador utilizado para a distribuição destes recursos no Estado, determinando a quota-parte de cada uma das 497 cidades gaúchas sobre as receitas do ICMS. Os números constam na Portaria Sefaz Nº 046/2024, publicada no Diário Oficial do Estado em 29 de agosto.

A estimativa, segundo o fisco, é que sejam repassados cerca de R$ 10 bilhões às prefeituras ao longo do próximo ano. Os recursos do ICMS representam, em média, 20% do total das receitas dos municípios gaúchos, tornando a apuração do IPM essencial para o planejamento orçamentário das cidades.

Ranking AMAU

O índice de retorno do ICMS para 2025, conforme o Ranking Provisório DOE, publicado em agosto deste ano, além de constar todos os municípios gaúchos, traz também a colocação dos municípios da AMAU que terão aumento no retorno do ICMS.

Os 10 primeiros colocados são:

1°- Aratiba com aumento previsto de 10,8%

2° – Barra do Rio Azul com aumento previsto de 9,7%

3° – Mariano Moro com aumento previsto de 8,3%

4° – Paulo Bento com aumento previsto de 7,2%

5° – Estação com aumento previsto de 3%

6° – Erechim com aumento previsto de 2,3%

7° – Barão de Cotegipe com aumento previsto de 2,1%

8° – Três Arroios com aumento previsto de 1,9%

9° – Benjamin Constant do Sul com aumento previsto de 1,4%

10° – Itatiba do Sul com aumento previsto de 1,2%

O Ranking completo, com o documento contendo todas as informações de todos os municípios gaúchos, de cada região do Estado, estão disponíveis no portal da Famurs.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments