O Instituto Butantan começou a fabricar as primeiras doses da vacina contra a dengue em São Paulo. A previsão é produzir 1 milhão de doses neste ano e 100 milhões até 2027. A Butantan-DV é a primeira opção de vacina contra a doença que pode ser aplicada em uma única dose. Ela é tetravalente (com proteção contra os quatro tipos da dengue) e poderá ser aplicada em pessoas entre 2 anos e 60 anos incompletos.
Em dezembro do ano passado, o Butantan concluiu o envio de documentos necessários para a submissão do registro à Anvisa. Em nota, a agência diz que o processo está em fase de submissão de documentos, que é anterior ao pedido de registro, e não há prazo de conclusão.
O Instituto Butantan vem trabalhando há décadas no imunizante. Os cientistas coletaram e acompanharam os dados de 17 mil voluntários no país inteiro. A taxa de eficácia geral foi de 79,6%. E a proteção foi ainda maior para os casos graves da doença: de 89%.
Aprovação pela Anvisa
O Instituto Butantan diz que concluiu em 16 de dezembro de 2024 o envio da última leva de documentos necessários para a submissão do registro da vacina à Anvisa.
Em nota, a agência informou que o processo está em fase de submissão de documentos, que é anterior ao pedido de registro. E não há prazo de conclusão.
Se aprovada, a Butantan-DV será a primeira vacina contra a dengue no mundo em dose única.