Dentro da programação oficial da 7ª Expo Itatiba do Sul, que ocorre de 11 a 13 de abril de 2025, está confirmado o já tradicional Encontro Inter-Religioso, que chega a sua 13ª edição. Promovido desde 2011, pela administração municipal, o evento é um marco de diálogo, respeito e união entre as diferentes crenças presentes na comunidade. O encontro será realizado no sábado, dia 12 de abril, às 9h30 da manhã, no palco secundário, junto à área da exposição.
Criado inicialmente com o nome de Encontro Ecumênico, o evento passou a se chamar Encontro Inter-Religioso em 2013, reconhecendo a diversidade de expressões religiosas de forma mais ampla. A iniciativa, desde então, tem sido coordenada por representantes do setor religioso do município.
A organização do encontro ocorre com antecedência, reunindo representantes das igrejas locais — padres, pastores e líderes — que juntos definem o formato da celebração. Cada denominação tem 15 minutos para sua participação, com leituras bíblicas, reflexões e hinos, sempre conectando a mensagem à história, à fé e à alegria do povo de Itatiba do Sul.
O encontro costuma durar entre uma hora e uma hora e meia, com alternância entre os momentos de fala e de música. Desde o ano passado, após a participação da Igreja Católica com o padre Ezequiel Dal Pozzo, instituiu-se que a cada edição uma denominação religiosa será responsável por indicar um momento especial de louvor e canto após a cerimônia inter-religiosa.
Neste ano, essa responsabilidade está com a Igreja Assembleia de Deus, que encerrará o encontro com a apresentação da dupla Irmãos Viana, do Paraná, trazendo ainda mais emoção a esse momento de fé coletiva.
As igrejas participantes desta edição são Igreja A Voz de Deus; Igreja Assembleia de Deus; Igreja Assembleia de Deus Russa Renovada; Igreja Católica; Igreja do Evangelho Quadrangular. Mais do que um evento, o Encontro Inter-Religioso representa um gesto de comunhão e respeito entre as igrejas de Itatiba do Sul — um compromisso com a paz, a diversidade e o fortalecimento dos laços comunitários.