Completará seu centenário neste domingo (04), dona Olivia Ceruti Bergamin. Olivia nasceu no dia 04 de setembro de 1922 na cidade de Veranópolis-RS. Irmã mais velha do casal Líbero e Antonieta Ceruti. Com sua família, mudou-se de sua cidade natal para Aratiba, na comunidade de Rio Azul.
Posteriormente, em abril de1941, casou-se com Guido Bergamin, passando a residir na comunidade de povoado Auxiliadora. O casamento aconteceu na igreja matriz São Tiago. Desta união nasceram onze filhos: Gelindo, Helena, Fiorentina (in memória), Fioravante, Lírio, Irma, Inês, Ivo, Nida, Ires e Carlos. Também, compõe a família noras, genros, 31 netos, 39 bisnetos e 09 trinetos.
Após o falecimento do esposo Guido há passados 31 anos, dona Olívia continuou a residir na comunidade da Auxiliadora até o ano de 2002, quando então se mudou para Erechim junto com seu filho Carlos, nora Italema e sua família.
A nona Olívia, sempre trabalhou intensamente com muito amor e carinho nos serviços domésticos e na agricultura. Sempre teve muito zelo pelas flores, horta e bichinhos de estimação.
Muito religiosa, pessoa de fé, era uma pessoa participativa na comunidade. Zelava pelo capitel de Santo Antônio localizado em sua propriedade, sempre deixando limpo e organizado. Muito devota de Santo Antonio e Nossa Senhora, sempre recebeu com muito carinho a capelinha.
Após passar a residir na cidade de Erechim, participou por muito tempo na comunidade São Caetano, e hoje, devido a suas limitações, tem a graça de receber a Eucaristia em sua própria casa. Dona Olivia é exemplo de vida para todos nós.