Começa neste domingo (1), e vai até 30 de novembro, a segunda fase de vacinação contra febre aftosa. No Rio Grande do Sul, deverão ser imunizados, entre bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses de idade, cerca de cinco milhões de animais, de acordo com a previsão da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação.
Na primeira fase, mais de 98% do rebanho foi imunizado. Desta vez, a meta é chegar a uma cobertura vacinal superior a 90%.
O Departamento de Defesa Agropecuária da SEAPI disponibilizará a doação de 2 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa aos produtores inscritos no Programa Nacional de apoio à Agricultura Familiar (PRONAF) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PECFAM), que possuírem até 30 bovinos e/ou bubalinos no seu rebanho, por núcleo familiar.
Estima-se que 230 mil produtores estarão aptos ao recebimento gratuito das doses, ou seja, 65% da categoria. Os demais produtores deverão adquirir as doses necessárias para a vacinação do rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela SEAPI/RS para a comercialização da vacina contra a Febre Aftosa.
Após a aplicação da vacina, todos os produtores deverão comprovar a vacinação através da apresentação da Nota Fiscal de compra e declaração da quantidade de animais vacinados, por categoria, nas Inspetorias de Defesa Agropecuária da SEAPI/RS.
O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de cinco dias úteis após o término da etapa.