Iniciou oficialmente às 06h01 desta quinta-feira, 20 de março, o outono de 2025. A estação das folhas marca a transição do verão para o inverno e tem como característica a queda das folhas nas plantas, além de flutuações de temperatura. O outono vai até o dia 20 de junho, quando começa oficialmente o inverno.
No ano passado, durante o outono, o Rio Grande do Sul viveu sua maior tragédia climática, quando volumes de chuva nunca antes vistos destruíram cidades inteiras. No entanto, este outono chega em um cenário bem diferente. No ano passado, havia, nesta estação, um El Niño instalado, enquanto neste ano há uma transição de La Niña para a neutralidade. A MetSul Meteorologia fez uma análise com base em modelos de previsão globais, na qual observou que o outono será, para o Rio Grande do Sul, de chuvas abaixo do normal para a estação.
Já no quesito temperatura, a MetSul projeta grande variabilidade, mas destacando temperaturas dentro ou pouco acima da média neste outono. Outra característica destacada da estação é o alto número de dias com neblina, que poderá ocorrer pela grande variação térmica.
Conforme a Embrapa Trigo de Passo Fundo, Aldemir Pasinato, é confirmado esse apontamento da MetSul. A alternância de dias mais quentes com períodos de um pouco de frio marcará, sim, a estação, e isso será visto com mais evidência na próxima semana. Mapas de chuva atualizados não apontam, até a próxima semana, chuva significativa na região, por exemplo.