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quarta-feira, 16/julho
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Candidatos eleitos de Mariano Moro tomam posse

A Sessão Solene aconteceu nesta quarta-feira no Auditório da Casa de Cultura e Memória. Foi conduzida inicialmente pelo Vereador Eleito Vitélio José Luiz, na condição de Vereador Diplomado mais velho, nominando os Vereadores que então tomaram posse: Sr. Evaldo Simoneti, Sr. Evandro Vendrame, Sr. Neimar Luis Battisti, Sr. Nilvonei Carlos Cella, Sr. Renato Edimundo Pintro, Sra. Rosane Maria Gritti, Sr. Valmir Brandão e Sr. Luan Kanigoski da Rosa.


Também se fizeram presente da Gestão 2020/2024 o Prefeito Irineu Fantin e esposa, e o Vice-Prefeito Valdecir Mariano Pinto e esposa, Valdecir também como Prefeito da Gestão 2025/2028 e esposa Rosi Mari Pinto, e o Vice-Prefeito da Gestão 2025/2028 José Amarildo Gritti e esposa Angela Ferrari.

O Vereador Vitélio José Luiz prosseguiu então com o Juramento dos Candidatos eleitos, declarando empossados para a Legislatura 2025/2028.

Após, fora realizada a votação secreta para composição da mesa diretora, que ficou composta por Luan K. da Rosa como segundo secretário, Vitélio José Luiz como primeiro secretário, Rosane Maria Gritti como vice-presidente e Neimar Luis Battisti para o cargo de Presidente do poder legislativo para o exercício do ano de 2025.

Como presidente da Câmara de Vereadores o Sr. Neimar Luis Battisti, realizou a posse do Poder Executivo, Sr. José Amarildo Gritti ao cargo de Vice-Prefeito Municipal e Valdecir Mariano Pinto para o Cardo de Prefeito Municipal, onde estes prestaram juramento perante a Lei Orgânica do Município. Realizada as posses, as autoridades municipais presentes realizaram seus discursos.

Cuidados com o corpo pós festas de final de ano

Natal e virada de ano são datas comemorativas que se tem por tradição muita comida e bebida, ou seja, muito sódio, açúcar. Para não ter que abrir mão de nenhum alimento ou drink o ideal é evitar exageros. Mas, e se houve exageros, como cuidar do corpo? O excesso pode causar inchaço e desidratar a pele. Por isso, separamos algumas dicas de alguns cuidados que você deve ter com seu corpo após essas comemorações. Vamos lá!

1) Beba bastante água
Se existe uma dica para dar sobre cuidados com o corpo, com certeza é beber muita água. A água é essencial para manter o corpo em um ótimo funcionamento, além de ajudar a reduzir o inchaço e repor os líquidos perdidos depois de alguns drinks.

2) Aposte em chás
Conhecido por suas propriedades antioxidantes, a bebida oferece uma série de benefícios para nosso organismo, além de deixar a pele mais hidratada.

3) Invista em uma alimentação saudável
Já que houve exageros no Natal e ano novo, nada melhor do que voltar a se alimentar bem, de forma saudável. É hora de evitar laticínios, carne vermelha, cafeína e álcool. Procure acrescentar mais vegetais, legumes e frutas nas refeições, como couve, brócolis, folhas verde-escuras, frutas vermelhas e abacaxi.

4) Durma bem
É normal passar um pouco da hora de dormir durante as festas de final de ano, e para se recuperar é necessário regular o sono. Dormir bem ajuda a normalizar o funcionamento do organismo.

De acordo com os especialistas, excessos gastronômicos além de engordar, podem causar desconforto abdominal, dor de cabeça, dor no estômago, inchaço, gases e cansaço.

Por isso, evite exageros, e cuide bem de você!

Primeiro dia de 2025 marcado por posses de prefeitos e vereadores em todo Brasil

Foto: reprodução banco de imagens online (imagem meramente ilustrativa).

A quarta-feira, primeiro dia do ano, foi marcado nos 497 municípios do Rio Grande do Sul, pelas posses de seus respectivos prefeitos para a gestão 2025-2028. Em 175 cidades, o comando do Executivo será exercido no período por gestores reeleitos, o que equivale a mais de um terço do total.

A maioria (165) dos prefeitos agora empossados é vinculada ao Partido Progressista (PP). Em segundo lugar aparece o MDB (125), tendo em terceiro lugar o PDT (50).

No recorte por gênero, as mulheres são minoria: 39, o que equivale a menos de 38%. A representatividade racial é ainda menor no que se refere a pessoas negras: apenas duas cidades (0,4%) elegeram candidatos com essa característica – em Capela de Santana (Vale do Caí), com Oziel Rangel, e Vale do Sol (Vale do Rio Pardo), com José Valtair dos Santos.

Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é fundamental para o pleno exercício da cidadania conhecer as responsabilidades do cargo de prefeito, a fim de qualificar o processo de fiscalização e cobrança das ações destes gestores a favor do bem-estar coletivo: “Esse monitoramento ajuda na boa aplicação dos recursos e no próprio funcionamento dos serviços públicos”.

O prefeito (ou prefeita) é responsável pela gestão da cidade, desde a conservação de calçadas até a manutenção de unidades de saúde e escolares. O mandato de prefeito dura quatro anos, com possibilidade de reeleição por mais quatro – caso ele queira voltar ao comando do Executivo, terá que “pular” um mandato.

As atribuições incluem, ainda, zelar pelo meio ambiente, gerenciar os recursos do município, planejar e realizar melhorias na cidade, como obras de infraestrutura e construção de praças ou parques.

No Brasil

De acordo com a página de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão 5.543 prefeitos, 5.543 vice-prefeitos e 58.072 vereadores empossados para mandatos de quatro anos em todo o Brasil.

Do total de 5.543 prefeitos e vice-prefeitos que tomam posse, 2.466 foram candidatos reeleitos e os demais (3.077) estão no primeiro mandato como chefe do poder Executivo local.

Ainda na última semana de 2024 a base de dados do TSE registrava outros 14 municípios com o resultado da eleição sub judice e outras três com status de anulada. Em nota, o TSE afirma que “estes dados são atualizados diariamente e podem mudar a depender do resultado processual e da publicação das atualizações.”

Vale lembrar, ainda, que não há posse no Distrito Federal porque a unidade federativa não tem eleições municipais. A Constituição Federal de 1988 proíbe a divisão do DF em municípios.

Principais incumbências

Desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes.

Organizar os serviços públicos de interesse local.

Proteger o patrimônio histórico-cultural do município.

Garantir o transporte público e a organização do trânsito.

Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e seus anseios.

Pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques.

Promover o desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial.

Buscar convênios, benefícios e auxílios para o município que representa.

Apresentar projetos de lei à Câmara Municipal, além de sancionar ou vetar projetos de lei aprovados pelas – vereadoras e pelos vereadores.

Intermediar politicamente junto a outras esferas do poder, sempre com o intuito de beneficiar a população local.

Zelar pelo meio ambiente, pela limpeza do município e pelo saneamento básico.

Implantar e manter – em boas condições de funcionamento – postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças.

Arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma.

Dez dicas indicadas por especialistas para ter uma vida mais saudável neste ano

1. Beber bastante água – transformar isto num hábito, mesmo se a sede for pouca.

2. Deixar de lado alimentos industrializados e optar por comidas naturais e frescas.

3. Realizar atividades físicas regulares, de preferência ao ar livre.

4. Manter relações saudáveis e próximas com parentes, amigos e colegas de trabalho.

5. Encontrar formas acessíveis de lazer – cinema, esporte, culinária, etc.

6. Não fumar e beber pouco álcool – melhor nenhum.

7. Realizar exames preventivos, de forma periódica.

8. Fazer sexo ao menos duas vezes na semana.

9. Trabalhar em algo que sinta prazer.

10. Cultivar bons pensamentos.

Prefeito, vice e vereadores de Aratiba tomam posse em cerimônia solene

Na manhã desta quarta-feira (01), ocorreu a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos de Aratiba. O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aratiba e contou com a condução do vereador Gelsomir Carniel, por ser o de maior idade  entre os eleitos.

Gelson Tarcísio Carbonera e Joarez Miechuanski assumiram oficialmente os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, e comandarão os rumos do município de Aratiba pelos próximos 4 anos.

Vereadores empossados:

Marcia Ballen Matté

Uiliam Andrei Campagna

Éderson José Dallazen

Solange Cella

Salete Maria Klein Altenhofer

Maria Helena Bevilaqua Dill

Marco Machado

Mengele Wermeier

Gelsomir Carniel

Durante a sessão de posse da Câmara de Vereadores de Aratiba, foi definida a composição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, que ficou assim definida:

Presidente : Marcia Ballen Matté

Vice-presidente :Marco Antônio Machado

1ª Secretária: Salete Maria Klein Altenhoffer

2º Secretário : Mengele Wermeier

Em seu discurso, o vice-prefeito Joarez Miechuanski destacou que a gestão será guiada pelo diálogo e pela busca de união. Ele reforçou a importância de superar as divisões políticas, afirmando: “Que se assume o compromisso de vivermos em paz e aceitar o perdão, pois a divisão política não contribui em nada para o desenvolvimento do município.”

Já o prefeito Gelson Carbonera ressaltou seu compromisso com o trabalho e a honestidade, garantindo que sua gestão seja voltada ao bem-estar da população. “Seguirei sendo um trabalhador incansável, com dedicação total à nossa comunidade”.

 

Encerrando os pronunciamentos, a presidente da Câmara de Vereadores, Márcia Ballen Matté, celebrou o fato de as mulheres representarem a maioria no legislativo municipal, reforçando o potencial para promover mudanças significativas. Ela também destacou o marco histórico de ser a primeira mulher a ocupar a presidência da Câmara em Aratiba, expressando sua determinação.

A nova composição da Mesa Diretora e os compromissos apresentados pelos líderes municipais refletem a expectativa de um mandato focado na união e no diálogo.

2025 chegou! Feliz Ano Novo!

Imagem Rádio Aratiba

Iniciamos o novo ano! Queremos agradecer a cada um de vocês que nos acompanhou, sintonizou e compartilhou momentos incríveis conosco ao longo de 2024. Nossos amigos(as) ouvintes são a razão de cada conquista e o motivo pelo qual buscamos sempre fazer mais e melhor.

Aos nossos parceiros e anunciantes, nosso muito obrigado por acreditar em nosso trabalho e caminhar ao nosso lado nesta jornada. Juntos, fizemos história e seguimos espalhando informação, música e alegria para todas as comunidades.

Que 2025 venha repleto de novas realizações, harmonia e união. Continuaremos aqui, com propósito de levar o melhor conteúdo, sempre com energia, carinho e entusiasmo em comunicar, informar e transformar.

Feliz Ano Novo! Que este ano venha carregado de boas vibrações, paz, amor bênçãos, conquistas e realizações. Contamos com vocês para mais um capítulo dessa história incrível.

Governo Gaúcho anuncia repasse de R$ 180 milhões para as escolas da Rede Estadual

Imagem reprodução Governo do RS

O governador Eduardo Leite anunciou um repasse de R$ 180 milhões para 2.310 escolas da Rede Estadual por meio do Programa Agiliza Educação. Os valores serão destinados diretamente nas contas de cada instituição de ensino, permitindo que as equipes diretivas possam resolver demandas em preparação para o ano letivo de 2025.

O programa acelera a resolução de problemas pontuais que não exigem grandes obras de infraestrutura, uma vez que os recursos podem ser utilizados em despesas de custeio, como compra de materiais didáticos e de limpeza; na contratação de serviços de pintura, reparos básico em redes hidráulicas e elétricas; ou na aquisição de materiais permanentes, que abrangem equipamentos menores para laboratórios de ciência ou de informática, para cozinha, bem como brinquedos para áreas infantis, entre outros.

A forma de aplicar os recursos segue os critérios definidos pela Lei de Gestão Democrática das Escolas, valorizando a participação da comunidade escolar na tomada de decisões e na priorização da aplicação dos valores e respeitando a legislação de licitações. Para assegurar a transparência, os diretores também precisam apresentar um plano de aplicação às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que deve ser entregue em até 180 dias após o crédito ser disponibilizado.

Outra vantagem do Agiliza é o incentivo ao desenvolvimento da economia local, já que as contrações de serviços e compras de materiais são feitas, em sua maioria, dentro das comunidades onde as escolas estão inseridas.

Entre 2021 e 2024, o Agiliza Educação repassou R$ 322 milhões às escolas estaduais, com valores adicionais de mais de R$ 13,9 milhões para instituições de Ensino Médio em tempo integral.

Governo Federal assina contrato de R$ 171 milhões para nova ponte entre Tocantins e Maranhão

Foto: reprodução Wikipédia

O Ministério dos Transportes contratou, nesta terça-feira (31), uma empresa que ficará responsável pelas obras de reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek, que liga os estados do Maranhão (MA) e Tocantins (TO). Ao todo, a obra tem valor estimado em R$ 171,9 milhões e o prazo para a reconstrução da estrutura vai até o dia 22 de dezembro de 2025, um ano após a queda da ponte.

A contratação foi em caráter emergencial, ou seja, com dispensa de licitação. O consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteles Construções Limitada, será o responsável pelas obras.

O diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Fabrício Galvão, explicou que o valor inclui diversos serviços: “A nova ponte terá acostamento, passeio, ciclovia e será 7 metros mais larga que a anterior. Esse valor inclui a demolição da ponte atual, novas fundações e a melhoria dos acessos das duas cidades.”

A ponte da BR-226, que liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), desabou em 22 de dezembro. Já foram confirmadas 11 mortes. Outras seis pessoas seguem desaparecidas e uma força-tarefa da Marinha segue fazendo buscas na região.

A queda de três caminhões transportando cerca de 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico preocupou a população que usa as águas do Rio Tocantins, mas a ANA (Agência Nacional de Águas) informou que a análise da qualidade da água indica que não houve vazamento dos materiais.

Segundo o Ministério dos Transportes, a ponte foi inaugurada em 1961 e a estrutura antiga “já não atendia ao aumento do fluxo de veículos e de carga transportada pelo eixo”.

A PF (Polícia Federal) abriu investigação para apurar as responsabilidades pela queda da estrutura. O Dnit também instaurou sindicância para apurar as responsabilidades sobre o desabamento da ponte. A comissão terá 120 dias para apresentar os resultados da apuração.

Casa de Memória e Cultura de Mariano Moro recebe importantes reformas na cobertura

Foto: PM Mariano Moro

Com um investimento de R$ 34 mil, a Casa de Memória e Cultura de Mariano Moro passou por uma reforma completa em seu telhado, visando a manutenção e conservação de sua estrutura.

A obra incluiu a lavagem do telhado, a troca das telhas danificadas e a substituição do ripado que estava comprometido. Após essas intervenções, o prédio recebeu pintura, respeitando a estética e originalidade de sua arquitetura histórica.

O projeto foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, um incentivo importante para o setor cultural e criativo, que busca promover a conservação, revitalização e aprimoramento dos espaços culturais no Brasil.

Editado o decreto que atualiza regras para aquisição, registro e posse de armas de fogo no Brasil

Foto: reprodução banco de imagens online

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, editou o Decreto 12.345, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (31), que estabelece regras e procedimentos relativos à aquisição, registro, posse, porte, cadastro e comercialização nacional de armas de fogo, munições e acessórios.

O documento também disciplina as atividades de caça excepcional, de subsistência, de tiro desportivo e de colecionamento de armas de fogo, munições e acessórios, assim como o funcionamento das entidades de tiro desportivo e a estruturação do Sinarm (Sistema Nacional de Armas).

Entre as alterações, há uma atualização na definição de alguns tipos de armas e a inclusão do atirador desportivo de alto rendimento — definido como atirador filiado a Confederação ou Liga Nacional, que cumpra calendário anual de competições e que tenha obtido classificação mínima no ranking nacional de atletas de tiro desportivo. Há ainda a inclusão de outros eventos e calendários de competições nacionais, com ranking dos atletas de tiro desportivo.

O novo decreto determina que, “para concessão de CR [Certificado de Registro] de pessoa física a atirador desportivo pelo órgão fiscalizador, o interessado deverá estar filiado a entidade de tiro desportivo e comprometer-se a comprovar, no mínimo, por arma representativa de cada um dos tipos de arma” autorizadas pela legislação para pessoas físicas e jurídicas.

O artigo 11, que trata especificamente sobre o tema, foi atualizado e diz que são de uso permitido as armas de fogo e munições cujo uso seja autorizado, em ato conjunto do Comando do Exército e da Polícia Federal, incluídas:

– Armas de fogo de porte, de repetição ou semiautomáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano de prova, energia de até 300 libras-pé ou 407 joules, e suas munições;

– Armas de fogo portáteis, longas, de alma raiada, de repetição, cuja munição comum não atinja, na saída do cano de prova, energia cinética superior a 1,2 mil libras-pé ou 1.620 joules;

– Armas de fogo portáteis, longas, de alma lisa, de repetição, de calibre doze ou inferior;

– Armas de fogo portáteis, longas, de alma raiada, semiautomáticas, de calibre nominal igual ou inferior ao .22 Long Rifle.

O novo decreto inclui ainda novas exigências para a concessão de CR às entidades de tiro desportivo e na fiscalização de suas atividades, como isolamento acústico, quando necessário, e apresentação de plano de segurança que contenha, no mínimo, análise de risco das atividades relacionadas à circulação, ao uso e à eventual armazenagem de armas, munições e insumos para recarga.

O texto diz ainda que os proprietários de armas para tiro desportivo e caça excepcional que desejarem alterar a destinação da arma para a atividade de colecionamento terão até 31 de dezembro de 2025 para requerer a troca de acervo, desde que observados os requisitos relacionados à nova categoria pretendida.

O novo decreto introduziu ainda o artigo 79-A que diz que “fica proibido o transporte de armas e munições, no território nacional, por colecionador, atirador desportivo ou caçador no dia das eleições, nas vinte e quatro horas que as antecederem e nas vinte e quatro horas que as sucederem”. Também fica proibido o funcionamento de entidades de tiro desportivo no período das eleições.

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