19.3 C
Aratiba
domingo, 26/janeiro
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralPesquisa da UFPel estima que RS tenha cerca de 139.055 mil casos...

Pesquisa da UFPel estima que RS tenha cerca de 139.055 mil casos de Covid-19

O governador Eduardo Leite divulgou, nesta quarta-feira, os resultados da sétima etapa da pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) sobre a prevalência do coronavírus no território gaúcho. Segundo os dados, estima-se que 139.055 pessoas (de 0,92 a 1,59% da população, pela margem de erro) tenham anticorpos no Rio Grande do Sul, o que corresponde a um caso de infecção pela Covid-19 para cada 82 habitantes – na sexta etapa da pesquisa, era de um caso para cada 104 habitantes. O resultado é equivalente a 1,22% da população gaúcha, ultrapassando pela primeira vez o percentual de 1%.

De acordo com o último boletim da Secretaria Estadual da Saúde, divulgado nessa quarta-feira, o Rio Grande do Sul já soma 2.881 mortes pela doença e 103.891 diagnósticos positivos desde o início da pandemia.

Os dados da pesquisa foram apresentados pelo reitor da UFPel, Pedro Hallal. Segundo ele, o número de testes realizado no Rio Grande do Sul têm sido feito nas pessoas certas. “Não importa testar em quantidade, mas em qualidade. É importante que a testagem seja na mosca, ou seja, se teste as pessoas suspeitas, as pessoas que tiveram contato com alguém infectado e etc. Na testagem de qualidade, o Estado está se saindo muito melhor que o resto do Brasil. Em termos de precisão, nós estamos testando pessoas que deveriam ser testadas. O resultado tem sido certeiro”, destacou durante a transmissão ao vivo nas redes sociais.

Para a análise, foram feitos 4,5 mil testes rápidos entre os dias 14 a 16 de agosto, em nove cidades – Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Uruguaiana –, onde foram descobertos 55 novos casos positivos.

Entre os positivos, a maioria ocorreu em Canoas e Porto Alegre, com 12 e 11 casos, respectivamente, seguidos por Pelotas, onde oito pessoas foram diagnosticadas, e Caxias do Sul e Passo Fundo tiveram seis positivados, em cada cidade. Já em Santa Maria e Ijuí, foram quatro positivos em cada município, assim como Uruguaiana e Santa Cruz do Sul, com dois casos positivos para a doença.

O estudo mostrou que um terço da população, o que representa 32,6%, sai de casa diariamente, 54,6% saem para atividades essenciais, como compra de comida e remédios, e 12,8% se mantém sempre em casa.

Os coordenadores reforam a necessidade de ampliar a testagem por RT-PCR e realizar a busca ativa de contatos das pssoas qe tiveram resultado do teste positivo, para frear a disseminação do contágio. A oitava etapa da pesquisa deve ocorrer de 4 a 6 de setembro.

PNAD Covid-19

Sobre a pesquisa do IBGE, o governador Eduardo Leite se manifestou nesta quinta-feira, durante transmissão virtual, e disse que o percentual de testagem do Rio Grande do Sul que foi registrado como 4,5% é semelhante aos resultados de estados como Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina. “São estados que têm as menores taxas de incidência. Então pelo protocolo para testagem, que também tem relação com sintomas, a testagem menor, sozinha, não quer dizer que o Estado não esteja fazendo os testes suficientes”, assinalou.

Segundo ele, o governo do Estado está buscando ampliar a realização de testes em todo o território gaúcho mas, como demonstrou resultado da pesquisa Epicovid19-RS, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a subnotificação está diminuindo em todo o RS.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments