Durante uma operação do Pelotão Ambiental de Erechim (PATRAM), em ação pela Operação Piracema, três homens foram presos praticando pesca ilegal e predatória junto ao lago da Usina Hidrelétrica Itá na última terça-feira (03). A abordagem ocorreu em um acampamento montado nas proximidades ao lago.
Com o trio detido em flagrante, foram encontrados oito peixes da espécie Dourado e um da espécie Pintado, já mortos. Outros quatro peixes vivos, da espécie Jundiá, foram devolvidos ao lago. Além disso, os agentes apreenderam uma série de equipamentos utilizados na pesca irregular, incluindo mais de 150 metros de redes, carretilhas, molinetes, motor de embarque, um tanque de combustível para a embarcação, combustível e até uma motosserra.
A fiscalização da Polícia Ambiental abrange diversos locais da região para garantir a proteção dos peixes no período de defeso. O Comando Ambiental da Brigada Militar reforça que estamos no período do Defeso da Piracema, que proíbe a pesca profissional e impõe restrições à pesca amadora até o dia 31 de janeiro de 2025.