Na tarde da última quinta-feira (9), a Polícia Civil com apoio da Brigada Militar, deflagraram a operação ‘Varredura” em Nonoai. Objetivo da ação foi combater o tráfico de drogas e homicídios na região. Oito policiais civis e dois policiais militares cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em endereços na cidade de Nonoai.
De acordo com o delegado regional, Gustavo Ceccon, as investigações da Delegacia de Polícia de Nonoai, coordenada pelo Delegado Ênio Tassi, demonstraram a existência de uma organização criminosa, vinculada a uma facção da região metropolitana, que estaria atuando no tráfico de drogas e no cometimento de homicídios na região.
O menor, adolescente de 16 anos, foi apreendido por mandado de internação provisória, decretada pelo Poder Judiciário da Comarca de São Valentim, a pedido da Polícia Civil em razão de sua participação em diversos crimes graves, pois além de atuar no tráfico de drogas, o adolescente seria autor de homicídios nas cidades de Sarandi, Gaurama, Nonoai e Erval Grande.
Segundo investigações, o menor teria participado diretamente de execuções, por ordem da organização criminosa, e é apontado como “matador” de uma facção da região metropolitana. Destaca-se ainda, a provável participação do menor no último homicídio em Nonoai, ocorrido no dia 28 de maio. O menor também é investigado pela participação em duas execuções em Erval Grande, onde ele foi flagrado traficando entorpecentes.
Durante a operação, foram presos em flagrante por tráfico de entorpecentes um homem de 27 anos, e uma mulher de 24. Com eles foram localizadas porções de crack e maconha, além de petrechos utilizados para a traficância e dinheiro proveniente do comércio de entorpecentes.
Após a lavratura de todos os documentos pertinentes, o homem preso foi encaminhado para o Presídio de Sarandi, a mulher para o Instituto Penal de Passo Fundo, e o Menor foi internado junto ao CASE também em Passo Fundo.