Dormir pouco traz consequências imediatas para nosso organismo, que são percebidas logo de cara. Após uma noite mal dormida, basta olhar para o espelho e notar o rosto inchado, com duas pequenas bolsas que se formam na região das pálpebras e uma tonalidade meio arroxeada ou amarronzada, dando aquele aspecto cansado e envelhecido.
As olheiras são marcas profundas na região dos olhos, com coloração distinta, que é causada pelos inúmeros vasinhos presentes no local e pela pigmentação da pele.
Mas saiba que elas não surgem só porque você tem dormido mal. É claro que isso é um fator importante, entretanto, em algumas pessoas elas são mais evidentes devido a uma junção de causas como: formato do rosto, vascularização (quanto mais irrigada a área, mais evidentes elas ficam), genético (disposição da melanina, que altera a pigmentação), além de fatores comportamentais (alimentação, hidratação da pele, estresse) e de saúde, como rinites e alergias, por exemplo.
Poucas horas de sono e olheiras
A área da região dos olhos tem a camada de pele mais fina e delicada do corpo e é uma das primeiras a apresentar sinais de envelhecimento. Essa região também é muito vascularizada, com inúmeros microvasinhos.
“Quando a gente dorme mal ou pouco, alteramos a produção de cortisol, o hormônio do estresse, que nos mantém ativos. Com o aumento do cortisol, há aumento de volume no sangue e uma hipervascularização nessa área, expandindo esses vasinhos. Por isso que eles ficam mais evidentes, já que a pele é fina nessa região”, explica a dermatologista Adriana Vilarinho.
Além disso, a dermatologista Cíntia Guedes complementa dizendo que uma noite mal dormida também dificulta o processo de drenagem de líquidos dentro dos vasos da região abaixo dos olhos. “O sangue não circula tão bem. A região fica tensa, inchada.”
Dicas rápidas para noite mal dormidas
É possível amenizar o aspecto de uma noite mal dormida com duas estratégias bem simples:
1) Fazer compressas de água fria, pois elas ajudam a contrair os vasos e melhoram o aspecto de inchaço;
2) Aumentar a ingestão de água durante o dia, que ajuda a manter o corpo hidratado e a evitar a retenção de líquidos.
Mas lembre: dormir mal não pode se tornar um hábito.