A AMAU, Associação dos Municípios do Alto Uruguai, representada pelo seu presidente e prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni, participou nesta semana de uma série de reuniões em Brasília, durante o encontro nacional de prefeitos e prefeitas. O evento teve como objetivo aproximar os municípios dos ministérios e discutir pautas prioritárias.
Entre os principais temas abordados, foi destacada a reunião no Ministério da Saúde, que contou com a presença do presidente do Hospital Santa Terezinha, Rafael Ayub, e do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Marcelo Arruda. A pauta central foi a busca por soluções para as demandas do hospital, referência para a região do Alto Uruguai.
Em audiência no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o presidente Delfim, acompanhado do prefeito de Campinas do Sul, Paulo Battisti, foram em busca da liberação de recursos que faltam para a conclusão da ponte que liga os municípios de Campinas do Sul e Ronda Alta.
O presidente da AMAU ainda tem reuniões agendadas no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e alguns ministérios: “Além das pautas regionais, cada município tem suas demandas, que são tratadas diretamente com os deputados federais e senadores”, pontuou Delfim.
A agenda intensa em Brasília tem como foco viabilizar avanços para o desenvolvimento do Alto Uruguai, com destaque para a infraestrutura viária, incluindo a ligação entre municípios ainda sem pavimentação e a conexão da região com outras áreas do estado, como as Missões e o Nordeste gaúcho.
Delfim ressaltou que essas iniciativas contam com a parceria de diversas entidades e da Reintegração do Norte Gaúcho: “Trabalhando de forma unida, os resultados sempre são melhores. E a AMAU, tem se dedicado intensamente nas pautas regionais com apoio irrestrito entre os prefeitos”, finaliza.