Na última terça-feira (17), a Justiça Eleitoral realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos na região. O evento aconteceu no salão de eventos da URI, em Erechim. A solenidade reuniu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em Erechim, Aratiba, Barão de Cotegipe, Barra do Rio Azul, Campinas do Sul, Cruzaltense, Itatiba do Sul, Jacutinga, Mariano Moro, Paulo Bento, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Severiano de Almeida e Três Arroios.
Os candidatos eleitos para os referidos cargos são dos municípios pertencentes a 20ª e a 148ª Zona Eleitoral, onde que nesta cerimônia, foram oficialmente certificados pela Justiça Eleitoral como aptos a assumir seus mandatos. O ato contou também com a presença de familiares e autoridades.
A diplomação
Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato ou a candidata foi efetivamente eleito ou eleita pelo povo e, por isso, está apto ou apta a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou da junta eleitoral.
A diplomação, uma tradição em todas as cidades-sede de zonas eleitorais do país, simboliza a conclusão do processo eleitoral, garantindo que os eleitos estejam habilitados para tomar posse.
Em Erechim, a cerimônia da última terça-feira destacou os representantes escolhidos pelos 14 municípios das referidas zonas eleitorais, reforçando a legitimidade e a responsabilidade que lhes foram conferidas pelo voto popular.
Posse Oficial
A Posse Oficial é a cerimônia onde os eleitos assumem formalmente os cargos e passam a exercer as funções públicas correspondentes, marcando o início do exercício do mandato, com os eleitos assumindo suas responsabilidades administrativas e políticas.
A cerimônia de Posse Oficial, dos mandatos 2025/2028, acontece no dia 01° de janeiro, sendo que cada município realiza sua própria cerimônia.