Depois de aparecer como terceiro maior produtor de suínos do Rio Grande do Sul, em relatório divulgado pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) em março deste ano, Aratiba tem mais uma notícia a ser celebrada.
Divulgada recentemente, a Radiografia da Agropecuária Gaúcha 2022, produzida pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, aponta que Aratiba é o segundo maior produtor de laranjas do Rio Grande do Sul.
Os números são animadores e o secretário da Agricultura de Aratiba, Joarez Miechuanski, salienta que os investimentos da Administração Municipal têm sido no sentido de gerar cada vez maior e melhor produção de citros no município.
“Temos programas que atuam justamente para incentivar e auxiliar os produtores a manterem seus atuais pomares, mas também ampliar suas produções”, pondera.
Neste sentido, a prefeitura está terminando a entrega das mudas de citros subsidiadas por programa da Secretaria da Agricultura aos produtores, no custeio realizado neste ano.
São sete mil mudas entregues neste ano, ante 3,8 mil mudas em 2021. A prefeitura investiu neste ano R$ 84 mil, sendo que a Administração Municipal subsidia 50% do valor das mudas e o produtor paga o restante.
Este valor é mais que o dobro do último ano, quando foram investidos cerca de R$ 20 mil. “Nosso esforço tem sido constante em ajudar os produtores a garantir maior e melhor produção de citros, pois esta é uma importante atividade no meio rural em nosso município”, acrescenta Joarez Miechuanski.
Neste sentido, também, no dia 7 de outubro acontecerá o Encontro Técnico de Citricultores, junto ao Salão Paroquial de Aratiba, integrando a programação da Feira Setorial no município. O objetivo será debater o setor e apresentar novidades aos produtores.