O presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, participou da apresentação do balanço das ações da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, criada em maio pelo governo federal, com status de ministério, para centralizar a coordenação das ações federais após os eventos climáticos extremos de abril e maio. O evento, realizado em Porto Alegre, contou com a presença dos ministros da Reconstrução, Paulo Pimenta, e da Casa Civil, Rui Costa, além do governador do Estado, Eduardo Leite.
Na oportunidade, Arruda agradeceu o trabalho de todos que atuaram no ministério e somaram para que o RS superasse um momento tão difícil, que deixou marcas na história do estado. Durante seu discuso, destacou a importância da união dos governos federal, estadual e municipal, lembrando também da ajuda de toda a população brasileira, fundamental para que a população gaúcha conseguisse passar por um momento desafiador.
“Precisamos continuar nessa caminhada. Até aqui, vencemos uma etapa que foi tão importante para gente avançar. Foi no desafio de cada entidade de tentar buscar soluções lá na ponta que avançamos. A gente conseguiu construir até aqui um grande legado e o grande desafio é o de chagar até o final deste ano com mais avanços e poder projetar 2025, 2026, porque não será em um ano ou dois, o RS terá muitos anos de desafios, mas não tenho dúvidas que o nosso estado sairá mais forte e os nossos municípios mais preparados”, destacou.
Arruda finalizou parabenizando os presentes pela ajuda enviada ao RS e agradeceu o governo federal pela homenagem realizada ao RS no desfile de 7 de Setembro, em Brasília. “A gente vai fazer valer a ajuda de cada um de vocês, que ajudaram os nossos cidadãos gaúchos a se reerguerem e mostrar esse Rio Grande do Sul que nos orgulha e que vai, sim, estar mais preparado, mais resiliente para as mudanças climáticas, seja estiagem, seja enxurrada”, declarou.
Secretaria de Apoio à Reconstrução
A Medida Provisória que instituiu a Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul perde a validade nesta quinta-feira (12/09). A partir da data, a secretaria deixa de ter status de ministério e passa a ser vinculada à Casa Civil, com previsão de funcionar até 20 de dezembro. A pasta, antes comandada pelo ministro Paulo Pimenta – que retorna para Secretaria da Comunicação Social (Secom) –, agora será assumida pelo secretária de Comunicação Institucional na Secom, Maneco Hassen, ex-presidente da Famurs e ex-prefeito de Taquari.