Tendo em vista o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, Porto Alegre sediou o 6º Seminário Intersetorial de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O evento, realizado na última semana, contou com a presença de profissionais da área da psicologia de Mariano Moro e aconteceu no teatro Moacyr Scliar, da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
A programação começou com palestra da médica Marilise Fraga de Souza, da Secretaria Estadual da Saúde (SES), apresentando o Plano Estadual de Promoção da Vida e Prevenção ao Suicídio e compartilhando estratégicas para o enfrentamento do fenômeno. Na sequência, foram abordados assuntos como campanhas seguras de valorização da vida e ações da sociedade civil organizada, incluindo o Centro de Valorização da Vida, a Cruz Vermelha Brasileira e a Associação Médico Espírita do Rio Grande do Sul.
Dentre as principais pautas, foram apresentadas campanhas de prevenção alusivas ao Setembro Amarelo, o plano estadual como modelo proposto de referência na elaboração e implementação de um plano a nível municipal e estratégias de trabalho em rede intersetorial.
Participaram deste seminário as psicólogas Camila Benincá, Kelin Rosetti, Markelli Machry e a estagiária em Psicologia, Gabrieli Pinto.