Estima-se que mais de 1,5 milhão de pessoas no mundo já conseguiram se recuperar da covid-19 desde que a doença foi declarada como pandemia. Em contrapartida, o mundo bateu a marca de 400 mil mortos e 9 milhões de infectados em apenas seis meses.
A infecção causada pelo novo coronavírus, que tem como sintomas principais tosse, falta de ar e febre, leva aproximadamente 14 dias para desaparecer do organismo. De acordo com a médica infectologista Raquel Muarrek, a duração da doença é parecida para todos os casos, sejam graves ou leves, com pequenas diferenças.
Recuperação dos pacientes de covid-19
Segundo Muarrek, os critérios para considerar uma pessoa curada da covid-19 é que tenha passado os 14 dias e ela não apresente mais nenhum sintoma de tosse ou quadro respiratório. “Ou, idealmente, é preciso ter o PCR negativo e a presença do IgG na sorologia, que é o que se preconiza”, diz a médica.
Para entender melhor, o PCR se trata de um exame para verificar a presença do vírus no organismo do paciente. Já o IgG identifica a existência de anticorpos específicos para combater o coronavírus, que é acusado nos exames de sangue.
A infectologista Raquel Muarrek esclarece que, nos casos moderados e graves, os pacientes tendem a apresentar positivo no exame PCR para a presença do vírus por cerca de três semanas, mas não se sabe se a doença continua contagiosa após esse período.
Para avaliar a recuperação dos casos moderados e graves, os médicos analisam também a evolução do quadro pulmonar do paciente, através de exames de imagem, e a intensidade dos sintomas. Portanto, a definição de alta depende de vários fatores.