27.1 C
Aratiba
segunda-feira, 25/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAratibaRádio Aratiba FM tem autorização publicada no Diário Oficial da União (DOU)

Rádio Aratiba FM tem autorização publicada no Diário Oficial da União (DOU)

A próxima etapa será a apresentação do projeto técnico, localização e instalações, para aprovação de locais e equipamentos junto a Anatel.

Está em fase de conclusão o processo de migração de AM para FM da Rádio Aratiba. Após longo período de espera e expectativas, principalmente na parte administrativa, deu-se andamento ao processo de migração por parte dos órgãos públicos e agora segue para as etapas finais de implantação da Aratiba FM 107.9.

Foto: Rádio Aratiba

Em 25 de maio do corrente ano, teve sua publicação no Diário Oficial da União (DOU), o termo aditivo o contrato de concessão da adaptação de outorga de AM para FM, concluindo o processo junto ao Ministério das Comunicações e prosseguindo para a ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações).

Na terça-feira (20), a publicação no Diário Oficial da União (DOU) do Ato n° 6.372, autoriza o uso de radiofrequência para a Fundação Cultural de Aratiba, considerando a migração (adaptação de outorga) da emissora para FM após aprovação do pré-projeto técnico enviado a ANATEL para análise.

O Decreto Federal de autorização para emissoras migrarem para frequência modulada havia sido publicado ainda em 2013. A Rádio Aratiba abriu seu processo de migração entre 2015 e 2016, sendo que a migração de AM para FM dependia da implantação da TV digital no país, já que parte das emissoras iriam ocupar a faixa hoje destinada à TV analógica, esta, que está sendo desligada aos poucos no país.

O Governo Federal, através de decreto, esperava concluir os processos de migração do rádio e da TV ainda em 2018, porém, edições posteriores deste decreto reabriram o prazo para pedidos de migração das rádios. A edição do decreto estendeu ainda a multiprogramação na TV digital por mais 12 meses. Esta decisão foi tomada também por conta do delicado período de enfrentamento a covid-19.

Das 1.781 outorgas de rádio AM, cerca de 1.720 emissoras pediram a mudança para o FM. Mas para a finalização do processo de migração dos serviços ainda é necessária a redestinação dos canais 5 e 6 de televisão para o serviço de rádio FM, que por questões normativas técnicas, encontra-se atreladas ao processo de desligamento do sinal analógico de televisão.

O prazo final para a digitalização da televisão e migração de emissoras em todo o Brasil foi estendido e está previsto para o final de 2023, previsão para o término do processo de desligamento do sinal analógico da televisão brasileira e consequente disponibilização da faixa 5 e 6 para o uso em FM.

Foto: Rádio Aratiba

Próximos passos

A publicação no Diário Oficial da União (DOU), na última terça-feira (20), é um dos documentos necessários para dar início as operações da nova emissora FM. A próxima etapa será a apresentação do projeto técnico, localização e instalações, para aprovação de locais e equipamentos junto a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Foto: Rádio Aratiba

Parte técnica

A emissora, além da aquisição de todos os equipamentos, realizou também uma série de adequações e melhorias em sua sede. Tendo em vista a mudança para o FM, os estúdios foram totalmente reestruturados, uma nova infraestrutura foi instalada com o objetivo de melhorar a qualidade sonora, a segurança e proporcionar um ambiente agradável aos colaboradores e visitantes.

O parque de transmissões ganhou novo local, com melhor localização e altimetria, o que auxiliará para um maior alcance na transmissão. A nova casa para alocar os equipamentos já abriga o novo transmissor e todos os componentes necessários para o bom e correto funcionamento.

Nas últimas semanas foram realizados trabalhos de instalações da rede elétrica e gerador, também alocação do transmissor. As próximas etapas técnicas envolvem a torre, onde no topo será instalada a antena transmissora, elementos e cabo que conecta antena a transmissor. As próximas instalações envolvem ainda equipamentos periféricos, ajustes e testes.

Foto: Rádio Aratiba
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments