17.6 C
Aratiba
sábado, 23/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralRegião apresentada redução nos índices de criminalidade

Região apresentada redução nos índices de criminalidade

Os números são positivos, e destacam o trabalho integrado das forças de segurança.

Foram apresentados pela Brigada Militar e Polícia Civil, na última quinta-feira (11), em coletiva de imprensa na sala de reuniões do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Norte, os índices criminais de Erechim e região no primeiro semestre de 2024. Os números são positivos, e destacam o trabalho integrado das forças de segurança, que vem sendo desenvolvido há anos na Capital da Amizade e que se intensificou ainda mais após o CRPO-Norte ser instalado na cidade no mês de abril deste ano.

Em Erechim, os casos de homicídios apresentaram queda de 18% em relação ao ano passado: até o momento são 13 ocorrências. O delegado titular da Delegacia de Repressão às Organizações Criminosas Organizadas (Draco), Marino Franceschi, destaca que 11 já foram elucidados e dois seguem em investigação devido ao corpo das vítimas terem sido encontrados vários dias após os crimes. Já na região de atendimento da 11ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI) e do 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a redução foi de 10%. Além disso, os roubos a veículos em Erechim diminuíram 80% e os roubos a pedestres 27%. Na região, respectivamente, as reduções foram de 67% e 03%.

Nos primeiros seis meses de 2024 a Polícia Civil e a Brigada Militar realizaram 12 operações integradas só em Erechim, além das ações diárias desenvolvidas de forma separada.

Apreensão de armas

Se os dados impressionam, a quantidade de armas apreendidas chama ainda mais atenção. Entre janeiro e junho deste ano, na região, a Polícia Civil e a Brigada Militar apreenderam 93 armas de fogo, 61 delas em Erechim. Conforme o comandante do 13º BPM, tenente-coronel André Konigonis, o número coloca a Capital da Amizade como a oitava cidade do estado que mais apreendeu armas de fogo no semestre, perdendo apenas para municípios maiores, como Porto Alegre e Caxias do Sul.

Proporcionalmente

O comandante do CRPO-Norte, coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar Junior, acredita que proporcionalmente, Erechim se coloca como o primeiro em quantidade de apreensões.

Cada arma que a gente retira das ruas, dificulta para o criminoso, destaca o delegado titular da 11ª DPRI, Gustavo Ceccon.

Guerra ao tráfico

Outro dado de destaque em Erechim são as ocorrências envolvendo o tráfico de drogas. Nos últimos 112 dias foram 91 registros policiais, crescimento de 19% no comparativo. “O crescimento dos registros não é algo negativo, pelo contrário. Reflete que a polícia está trabalhando mais”, explica o delegado Marino Franceschi.

Mais de 800 prisões

Nos primeiros seis meses do ano as duas forças policiais realizaram 835 prisões no município de Erechim, parte delas tendo ligação com o tráfico de drogas. E a crença de parte da população, de que a polícia prende e a justiça solta, não se aplica. “A parceria entre a Polícia Civil e a Brigada Militar, além do Programa Sentinela e outras ações, nos dá subsídios para conseguir provas muito boas, então, os indivíduos tem sido responsabilizados e permanecido presos. Além disso, o Judiciário e o Ministério Público têm sido sensíveis aos pedidos de mandados de busca e apreensão e prisões”, ressalta o delegado Franceschi.

Combate ao crime

Os delegados e os comandantes frisam que, além da integração e sintonia entre os órgãos, a polícia tem usado tecnologia e planejamento no combate ao crime na região. “O planejamento estratégico é feito baseado em dados concretos, com a tecnologia da GESeg (Gestão de Estatística em Segurança), recebemos as informações estatísticas em tempo quase real, com atualizações diárias mostrando, por exemplo, as áreas quentes (com maior número de ocorrências). Se alguma área começa a se sobressair no crescimento das ocorrências, o próprio sistema emite alerta”, destacam.

Elucidação dos homicídios

Na investigação de homicídios, por exemplo, temos uma equipe só para isso, que é acionada assim que o crime é informado, não interessa o dia ou a hora. ‘Sufocamos’ o local onde ocorreu e isso tem nos possibilitado inclusive, prender alguns autores em flagrante”, conta Ceccon. Ele explica ainda que já há algum tempo a elucidação dos casos e a responsabilização dos envolvidos em Erechim e região tem se mantido alta, alcançando 100% na maioria dos anos.

Atenção para os roubos

Sobre os roubos envolvendo veículos, pedestres, as autoridades comemoram a redução. De acordo com o delegado Ceccon, “as polícias entendem que se deve dar atenção para os roubos, porque podem evoluir facilmente para um latrocínio, e aí a vítima é sempre um trabalhador, um inocente”. Ele lembra ainda que neste semestre Erechim registrou apenas um roubo a estabelecimento e o último latrocínio ocorrido na cidade foi em 2019.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments