31.5 C
Aratiba
sábado, 21/dezembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiReunião em Erechim debate a concessão e a duplicação da ERS-135

Reunião em Erechim debate a concessão e a duplicação da ERS-135

Foi questionado sobre definições do modelo, custos para usuários e tempo estimado de alterações necessárias, consideradas urgentes para o desenvolvimento do Alto Uruguai Gaúcho.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Reconstrução Gaúcha, Prefeitura de Erechim e Câmara de Vereadores, com o apoio de deputados, realizaram nesta quinta-feira (19), nas dependências da Câmara de Vereadores uma reunião sobre a concessão e duplicação da ERS-135, rodovia que liga Erechim a Passo Fundo, tema considerado essencial para o desenvolvimento da região.

Estiveram presentes o secretário de Estado da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, deputados estaduais, Administração Municipal e Poder Legislativo de Erechim, presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, presidente da Amau e prefeito de Gaurama, Leandro Putton, representando a Comissão das demandas regionais, o presidente Accie, Darlan Dalla Roza, entre outras lideranças, autoridades, comunidade e imprensa.

Os participantes da reunião questionaram definições do modelo, custos para usuários e tempo estimado de alterações necessárias, consideradas urgentes para o desenvolvimento do Alto Uruguai Gaúcho.

Modelagem de concessão

Foi apresentada a modelagem da concessão de rodovias do Bloco 2, localizadas no Vale do Taquari e região Norte do Estado. Os investimentos previstos para qualificar as sete estradas que compõem o bloco, entre elas ERS-135, serão de R$ 6,7 bilhões, em 30 anos de concessão com a iniciativa privada. A estruturação conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A concessão prevê a duplicação, terceiras faixas, estruturação dos projetos viários levando em conta obras em pontes, acostamentos, marginais, passarelas de pedestres, monitoramento por câmeras e bases de atendimento aos usuários, sistema “Free Flow” com a cobrança de pedágio em fluxo livre, sem praças físicas, entre outras mudanças e investimentos.

O próximo passo do Governo do Estado é levar o projeto, por meio da Secretaria da Reconstrução Gaúcha (Serg), para a consulta pública, com o objetivo de receber sugestões e críticas. As datas do período da consulta e das audiências públicas serão divulgadas posteriormente. A previsão de lançamento do edital é o primeiro semestre de 2025.

Clique aqui  e confira a apresentação.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments