A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Aratiba lançou o Projeto Blá Blá Blá + Atitude, que tem por objetivo levar alunos e sociedade a ter contato com distintas leituras. Seja de literatura clássica, infanto juvenil e infantil; romances literários; revistas; jornais; encartes, enfim tudo o que se pode ter ao alcance das mãos e dos olhos…
Sendo assim, foram distribuídas oito Casinhas da Leitura em pontos estratégicos do Município: nas escolas da rede municipal e estadual, bem como no hall de entrada da prefeitura.
De acordo com a secretária Marisa Rosa, as Casinhas da Leitura foram confeccionadas pensando na solidariedade inferida no ato de doar e receber livros. Nesse sentido, as pessoas tanto podem levar livros para doação, e depositá-los na casinha, como podem retirar seu livro para leitura. Por isso, o ato em si, remete a uma ação solidária.
Aprender a ler e escrever é, antes de tudo, aprender a ler o mundo, compreendendo suas diversas nuances. Logo, o indivíduo alfabetizado tem seu universo ampliado e pode exercer de forma digna a cidadania. Nesse sentido, só se aprende a ler, lendo, e só se aprende a escrever, escrevendo. “Paulo Freire”.
Correto então afirmar, que a escrita depende do conhecimento linguístico. Se a pessoa lê mais, tem mais conhecimento do mundo, e isso se reflete na escrita, no cálculo, no modo de se expressar oralmente… enfim, a leitura faz com que cada indivíduo desenvolva as suas próprias inteligências, possibilitando com isso, sua formação integral.