A Secretaria de Saúde do município de Itá/SC, realizou, na quarta-feira (02), o “Dia D” de testagem e orientações sobre hepatites virais. No total, 326 testagens rápidas de hepatites B e C foram feitas de forma gratuita. As orientações aconteceram na Praça Central, em frente a Prefeitura.
Conforme a secretária de saúde e enfermeira, Juliana Batista, as expectativas foram superadas. “Não imaginávamos que teria tanta adesão da população neste dia. Isso só nos motiva cada vez mais”. Na próxima quarta-feira, dia 09 de agosto, será realizado mais uma “Dia D” de testagem.
O dia 28 de julho foi o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A equipe da Secretaria de Saúde de Itá trabalhou uniformizada com camisetas contendo frase específica da data: “Cuide do seu fígado. Proteja-se contra as hepatites virais”. Ação que objetivou conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e combate a essas doenças.
Hoje, o município de Itá possui 134 pacientes notificados para Hepatite B e C, 18 pessoas em tratamento com medicamento e 13 óbitos devido a complicações de Hepatite B. Os números são de 2022 até a data atual.
Conforme a secretária de saúde, Juliana Batista, a maioria dos pacientes são acompanhados através de exames de rotina, avaliação, orientação e consulta médica. “Existe uma grande dificuldade de adesão ao acompanhamento através de exames de rotina por alguns pacientes, o que na maioria das vezes acaba evoluindo para casos graves no futuro”, avalia.
Além dos testes rápidos, a Secretaria de Saúde fornece também os exames de sangue Via Lacen. Em 2023, já foram realizados 75 testes rápidos para Hepatite B e 71 para Hepatite C. Exames de sociologia Lacen, já foram realizados 289 para Hepatite B e 251 para Hepatite C.