Alguns remédios caseiros para olheiras, como aplicar uma compressa gelada, chá de camomila, óleo de amêndoas ou gel de babosa, promovem a contração dos vasos sanguíneos da pele e reduzem o inchaço, além de terem propriedades anti-inflamatórias e hidratantes para a pele, o que ajuda a clarear as olheiras.
As olheiras podem surgir como resultado do envelhecimento natural da pele ou desidratação, mas também pode ocorrer devido ao excesso de melanina que é o pigmento que dá cor à pele, por causas genéticas, alterações nos vasinhos da região inferior dos olhos, ou até por horas insuficientes de sono, por exemplo.
Os remédios caseiros são uma boa opção para ajudar a tirar as olheiras, sendo também importante dormir por 8 horas seguidas por noite e manter o corpo hidratado. Se as olheiras não melhorarem, é recomendado consultar um dermatologista para indicar o melhor tratamento, que pode ser feito com cremes próprios para olheiras ou o uso de ácido hialurônico, por exemplo.
Principais remédios caseiros para olheira
Algumas opções de remédios caseiros para olheiras são:
1. Compressas geladas
As compressas geladas são uma boa opção para ajudar a reduzir as olheiras e o inchaço embaixo dos olhos, pois promove a contração dos vasos sanguíneos da pele, ajudando a eliminar o excesso de líquidos, aliviando o inchaço.
2. Chá de camomila
O chá de camomila é uma ótima opção de remédio caseiro para olheira, pois possui ação anti-inflamatória, antioxidante e calmante para a pele, ajudando a diminuir a olheira, o inchaço e até as bolsas embaixo dos olhos.
Além disso, o chá de camomila tem bisabolol na sua composição, que é uma substância presente em muitos produtos cosméticos, pois ajuda a aumentar a a firmeza da pele e combater o envelhecimento precoce.
3. Tomate amassado
O tomate é um clareador natural da pele, que alcança ótimos efeitos contra olheiras, sendo também útil para clarear as sardas da pele.
4. Batata ou rodelas de pepino
Tanto a batata como o pepino tem propriedades calmantes que vão diminuir as olheiras e melhorar o aspecto do rosto e, por estarem geladas, os “vasinhos” da região ficarão diminuídos, melhorando o aspecto das olheiras.
5. Chá verde
O chá verde possui compostos fenólicos na sua composição, especialmente a epigalocatequina galato, que tem propriedades anti-melanogênicas, que ajudam a reduzir a síntese de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, e assim, ajuda a reduzir as manchas escuras sobre os olhos causados pela olheira.
6. Óleo de amêndoas
O óleo de amêndoas é rico em vitaminas A e E, com propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir os danos causados pelos radicais livres na pele, além de ter um alto poder hidratante, sendo absorvido profundamente pela pele, o que ajuda a reduzir as olheiras e o aspecto de pele seca e aparência de cansada.
7. Gel de babosa
A babosa é uma planta medicinal da espécie Aloe vera que possui substâncias, como a aloína e aloesina, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que reduzem ou impedem a pigmentação da pele, ajudando a clarear a pele naturalmente, sendo uma boa opção de remédio caseiro para olheiras.
Além disso, o gel de babosa tem propriedades hidratantes e que melhoram a elasticidade da pele, o que ajuda a combater as olheiras, especialmente quando causadas pela desidratação ou envelhecimento da pele.
Antes de usar o gel de babosa, deve-se fazer um teste passando um pouco do gel da planta no dorso da mão para saber se tem alergia. Se a pele ficar vermelha ou irritada, não é recomendado o uso do gel de babosa.