SUTRAF-AU promove VI Congresso da Agricultura Familiar

218

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU) promoveu, na última quarta-feira (10), o VI Congresso da Agricultura Familiar. O evento ocorreu no auditório da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS Campus Erechim). Participaram da atividade agricultores familiares e lideranças de toda a região do Alto Uruguai.

Durante o encontro os participantes discutiram estratégias de organização política e do SUTRAF-AU, apontando as diretrizes para as principais lutas e mobilizações da agricultura familiar no período 2019/2022, já que a nova coordenação do sindicato deverá conduzir os trabalhos durante o período.

O contexto político do país, o fortalecimento da democracia e o estado democrático de direito sob o aspecto de contribuição para o projeto de desenvolvimento regional, sustentável e solidário também foram debatidos durante o encontro.

De acordo com o coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci, o evento também teve como objetivo integrar as lideranças para discussão de ações no enfrentamento aos desafios relacionados à Agricultura Familiar e à organização sindical. “No processo de discussão do texto base, várias entidades foram convidadas para participar e ajudar o sindicato na construção deste momento que deve orientar a categoria para o próximo período, fazendo um olhar a longo prazo para a região, o estado e o nosso país, buscando a afirmação da Agricultura Familiar como produtora de alimentos saudáveis e como propulsora do desenvolvimento regional sustentável”, finalizou Douglas.