17.4 C
Aratiba
sexta-feira, 18/outubro
Player de Áudio Responsivo
InícioClimaTempestade solar severa provoca um show de luzes ao redor do mundo

Tempestade solar severa provoca um show de luzes ao redor do mundo

Uma tempestade solar severa (G4) provocada por uma intensa explosão do sol chegou perto do nível extremo (G5) e provocou uma incrível e impressionante aparição de auroras em várias partes do mundo com o fenômeno sendo observado até em latitudes mais altas como do Mar Mediterrâneo e o Caribe.

De acordo com dados do Centro de Previsão do Tempo Espacial da NOAA, o SWPC, a tempestade solar trouxe índices Kp perto de 9, ou seja, no limite das categorias severa e extrema, o que é muito pouco comum de ocorrer e acabou por desencadear o grande espetáculo de cores no céu ao redor do planeta.

A tempestade solar foi consequência de uma explosão solar do tipo X1.8 ocorrida na mancha solar AR3848 na terça-feira. O local da explosão no disco solar estava voltado para a Terra, o que fez com que a ejeção de massa coronal avançasse diretamente para o nosso planeta.

Cientistas do SWPC da NOAA disseram que uma nuvem de material solar carregado, chamada de ejeção de massa coronal, atingiu a Terra durante a quinta, desencadeando uma tempestade geomagnética “severa”.

O centro de previsão de tempo espacial norte-americano chegou a alertar que poderia haver impactos nas redes elétricas e sistemas de comunicação de GPS e rádio, bem como levar as exibições de auroras para regiões que normalmente não as enxergam.

A ejeção de massa coronal, ou EMC, do sol atingiu a Terra às 12h17 (hora de Brasília) da quinta-feira e desencadeou a severa tempestade geomagnética de classe G4 às 13h57, disseram autoridades do SWPC.

A tempestade solar acabou por provocar um impressionante show de luzes pelas auroras tanto no Hemisfério Sul como no Norte com avistamentos das auroras boreal e austral em todos os continentes.

A tempestade solar foi tão forte e geoefetiva que auroras puderam ser observadas em locais em que o avistamento do fenômeno é extremamente raro como em países da costa do Mediterrâneo, na Europa, no estado norte-americano da Flórida e mesmo em países caribenhos como Cuba e Haiti.

Um turista a bordo de um navio de cruzeiro na costa de Cuba publicou imagens em suas redes sociais do céu com as auroras verdes sobre o Oceano Atlântico em pleno Caribe, o que é incrivelmente raro de acontecer. Grandes cidades da América do Norte, nos Estados Unidos e no Canadá, puderam ver o céu colorido pela presença das auroras. O fenômeno foi percebido na capital norte-americana Washington e na cidade de Nova York. No Canadá, o show das Luzes do Norte encantou em cidades como Toronto.

Houve avistamentos de auroras em vários países asiáticos, na África do Sul, no Sul da América do Sul, na América do Norte e também no Caribe. Quase toda a Europa viu as luzes no céu durante a tempestade solar a ponto de o céu ter ficado colorido até em cidades de Portugal e da Espanha. No Norte dos Estados Unidos e no Canadá, em especial, o espetáculo das auroras foi incrível e quem viu disse jamais ter observado algo igual.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments