Os fãs de chá muito quente, porém, podem ter acabado de ganhar um argumento contra sua preferência. Um estudo publicado no Annals of Internal Medicine, do American College of Physicians, aponta que tomar a infusão muito quente pode causar câncer no esôfago, principalmente em fumantes e pessoas que consomem álcool.
O estudo analisou mais de 456 mil participantes na China (um país que toma muito chá), entre as idades de 30 e 79 anos. O questionário era online e incluía perguntas para entender os hábitos de consumo da bebida, incluindo a temperatura – ambiente, quente ou extremamente quente.
A conclusão é que o dano é maior em pessoas que combinam a infusão ao uso de bebidas alcoólicas e tabaco. Não se enquadra nesse grupo? Ainda assim é aconselhado tomar cuidado com a temperatura da bebida para evitar lesões superficiais (como queimaduras) nos órgãos internos.
Temperatura ideal para consumir chá
A ideia, é claro, não é ter medo da bebida feita com ervas. O problema está mesmo em consumir o líquido em altas temperaturas (cerca de 65ºC), algo muito normal na China.
Embora a bebida deva ser preparada com água fervente, o melhor é esperar esfriar um pouco antes de dar o primeiro gole.