Foi realizada, nesta quarta-feira (29), a revitalização do Relógio do Corpo Humano, localizado na Praça Augusto Kops de Três Arroios. Várias instituições estiveram envolvidas na ação: Prefeitura Municipal, Emater-RS/Ascar, Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, CRAS, Sicredi, voluntários e comunidade.
Cada entidade, dentro da sua proposta, cooperou nesse dia.
A Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, dentro da disciplina de projetos sustentáveis, motivou os alunos a estudar sobre o tema e trazer suas mudas como forma de contribuição ao plantio.
Já a Emater é uma das precursoras desde sempre deste projeto e, agora, juntamente com um projeto de paisagismo e ajardinamento, em parceria com Prefeitura, CRAS, Grupo de Voluntários Amigos da Praça e moradores que adotaram canteiros, promoveu essa revitalização do Relógio do Corpo Humano, buscando mudas e estimulando os envolvidos a participarem.
A gerente do Sicredi de Três Arroios, Vanessa Lira ressaltou que “essa iniciativa de envolvimento neste projeto foi pensada em função do Dia C (Dia de Cooperar), que é uma iniciativa nacional promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras e que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais. É um grande movimento de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras e também uma comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. A comemoração sempre é realizada no primeiro sábado do mês de julho, neste ano será no dia 2. Para este ano, o foco foi o voluntariado (doar tempo em prol de algo), que, em conjunto com entidades, promove ações relacionadas a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O movimento demonstra a força e a essência humanitária do cooperativismo, com iniciativas que integram as pessoas e divulgam a cultura da cooperação. Para isso, buscamos parceiros para participar deste ato de cooperar. Esta parceria com as entidades possibilitou a revitalização do Relógio do Corpo Humano para a comunidade usar e ficar no compromisso de mantê-lo ativo. Nós do Sicredi ficamos muito agradecidos em contar com a cooperação de todos e assim temos a certeza que juntos podermos construir uma sociedade mais próspera”.
O prefeito Carlos Burille, que esteve presente na ação, também destacou a importância do envolvimento de todos. Mesmo sendo uma ação simples, ela tem uma função extremamente importante. O mundo está cada vez mais voltando para ações sustentáveis e cooperativas e a atual administração estimula e promove essas ações no âmbito da sua gestão. Agradeceu aos parceiros e, no final, também contribuiu plantando mudas no relógio.
O Canteiro/Relógio será coletivo, ou seja, as pessoas podem buscar mudas, bem como, doá-las para que ele se mantenha sempre ativo.
O Relógio Medicinal do Corpo Humano é uma teoria chinesa onde em cada uma de suas parcelas são cultivadas plantas medicinais que auxiliam no tratamento da doença do órgão representado. Segundo a mesma, e na medida do possível, é preciso usar essas plantas nas horas indicadas para obter a cura ou alívio dos sintomas deste órgão.
Essa metodologia instalada na cidade surgiu da necessidade de se conhecer mais as plantas medicinais utilizadas pelas famílias e de reuni-las em um único local. Didaticamente serve de suporte ao conhecimento, facilita o acesso da comunidade e preserva o ambiente e as espécies.