28.5 C
Aratiba
quarta-feira, 8/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiTrês Arroios promove revitalização do Relógio do Corpo Humano da cidade

Três Arroios promove revitalização do Relógio do Corpo Humano da cidade

Foi realizada, nesta quarta-feira (29), a revitalização do Relógio do Corpo Humano, localizado na Praça Augusto Kops de Três Arroios. Várias instituições estiveram envolvidas na ação: Prefeitura Municipal, Emater-RS/Ascar, Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, CRAS, Sicredi, voluntários e comunidade.

Cada entidade, dentro da sua proposta, cooperou nesse dia.

A Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, dentro da disciplina de projetos sustentáveis, motivou os alunos a estudar sobre o tema e trazer suas mudas como forma de contribuição ao plantio.

Já a Emater é uma das precursoras desde sempre deste projeto e, agora, juntamente com um projeto de paisagismo e ajardinamento, em parceria com Prefeitura, CRAS, Grupo de Voluntários Amigos da Praça e moradores que adotaram canteiros, promoveu essa revitalização do Relógio do Corpo Humano, buscando mudas e estimulando os envolvidos a participarem.

A gerente do Sicredi de Três Arroios, Vanessa Lira ressaltou que “essa iniciativa de envolvimento neste projeto foi pensada em função do Dia C (Dia de Cooperar), que é uma iniciativa nacional promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras e que busca demonstrar a força do cooperativismo em prol das transformações sociais. É um grande movimento de estímulo às iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras e também uma comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. A comemoração sempre é realizada no primeiro sábado do mês de julho, neste ano será no dia 2. Para este ano, o foco foi o voluntariado (doar tempo em prol de algo), que, em conjunto com entidades, promove ações relacionadas a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O movimento demonstra a força e a essência humanitária do cooperativismo, com iniciativas que integram as pessoas e divulgam a cultura da cooperação. Para isso, buscamos parceiros para participar deste ato de cooperar. Esta parceria com as entidades possibilitou a revitalização do Relógio do Corpo Humano para a comunidade usar e ficar no compromisso de mantê-lo ativo. Nós do Sicredi ficamos muito agradecidos em contar com a cooperação de todos e assim temos a certeza que juntos podermos construir uma sociedade mais próspera”.

O prefeito Carlos Burille, que esteve presente na ação, também destacou a importância do envolvimento de todos. Mesmo sendo uma ação simples, ela tem uma função extremamente importante. O mundo está cada vez mais voltando para ações sustentáveis e cooperativas e a atual administração estimula e promove essas ações no âmbito da sua gestão. Agradeceu aos parceiros e, no final, também contribuiu plantando mudas no relógio.

O Canteiro/Relógio será coletivo, ou seja, as pessoas podem buscar mudas, bem como, doá-las para que ele se mantenha sempre ativo.

O Relógio Medicinal do Corpo Humano é uma teoria chinesa onde em cada uma de suas parcelas são cultivadas plantas medicinais que auxiliam no tratamento da doença do órgão representado. Segundo a mesma, e na medida do possível, é preciso usar essas plantas nas horas indicadas para obter a cura ou alívio dos sintomas deste órgão.

Essa metodologia instalada na cidade surgiu da necessidade de se conhecer mais as plantas medicinais utilizadas pelas famílias e de reuni-las em um único local. Didaticamente serve de suporte ao conhecimento, facilita o acesso da comunidade e preserva o ambiente e as espécies.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments