As atividades presenciais na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim devem retornar somente em fevereiro de 2022. A decisão foi tomada pelo Conselho de Campus em sessão realizada na última sexta-feira (27), que deliberou também que uma comissão será formada para planejar o retorno presencial.
A data estabelecida pelos conselheiros leva em consideração o perfil dos estudantes e as condições estruturais do Campus Erechim, uma vez que 34% dos alunos são oriundos de outros estados ou de outras regiões do Rio Grande do Sul que não o Alto Uruguai.
O Conselho entendeu também que o retorno presencial em novembro, mês em que inicia o segundo semestre letivo de 2021, não será possível devido ao transporte urbano, Restaurante Universitário (RU) e Cantina, que funcionariam apenas por algumas semanas antes do recesso de final de ano e, depois, precisariam fazer uma pausa de 40 dias até fevereiro.
As atividades acadêmicas e administrativas do Campus, assim, permanecem ocorrendo remotamente. Ainda na sessão, o Conselho deliberou pela redução do Nível de Segurança Operacional (NSO): antes em 4, agora passa a ser 3. Para que as atividades voltem ao modo presencial, o NSO precisa estar em 2 ou 1.
As resoluções do Conselho de Campus estão publicadas em https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/conselho-de-campus/resolucoes-1.