Unidades de Conservação são tema de palestras nas escolas da região

185

A última semana foi marcada pelo início das palestras escolares promovidas pelo Centro de Divulgação Ambiental (CDA), do Consórcio Itá. O tema aplicado neste ano foi formulado pelo CDA em parceria com a Equipe Co-gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann (ECOPEF) e tem como objetivo divulgar as Unidades de Conservação da região.

A atividade, que acontece nas escolas dos municípios lindeiros da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Itá (UHE Itá), iniciou na EMEB Valentim Bernardi e na EMEB João Henrique Pille, ambas do município de Itá. Cerca de 120 alunos participaram das palestras.

Segundo o educador ambiental Jusselei Perin, a atividade vem para destacar a importância destes espaços na conservação da Floresta Estacional Decidual. “O Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia/SC, e o Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, em Marcelino Ramos/RS, são espaços que ficam próximos a nós, por isso estamos fazendo o nosso papel de divulgá-los para que estes alunos possam visitar”, afirmou.

Ainda conforme Perin, a atividade é composta pela palestra e utiliza um gibi como material de apoio para os alunos do 1º ao 5º do ensino fundamental. Vale lembrar que as atividades ainda continuam. As escolas de abrangência da UHE Itá que tiverem interesse em participar poderão agendar a sua palestra pela Linha Verde: 0800 645 5800.