O Consórcio Itá está prestes a iniciar a última fase de suas ações preventivas nas áreas de segurança operacional da Usina Hidrelétrica Itá. Com o apoio da Defesa Civil e a liderança técnica da ENGIE Brasil Energia, operadora e sócia do Consórcio, será realizado um simulado de emergência no dia 27 de abril.
Nos próximos dias, serão realizados encontros para informar e preparar as comunidades diretamente impactadas pelo simulado. As localidades de Borboleta Baixa e Passo do Uvá, em Itá (SC), Bem-te-vi, em Aratiba (RS), e Campo Alegre, em Barra do Rio Azul (RS), serão convidadas a participar desses encontros nos salões comunitários de cada região.
Representantes do Consórcio Itá, da ENGIE e das Defesas Civis, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estarão presentes para detalhar as etapas do simulado e dialogar com a comunidade sobre os preparativos para o exercício.
Esses encontros marcam o desfecho de um processo iniciado há dois anos, com o cadastramento dos moradores localizados no entorno da Usina, seguido pela instalação da sinalização das rotas de fuga e alertas sonoros.