Vacina BCG

65

Para que serve a vacina BCG?
Vacinar um bebê nem sempre é uma tarefa fácil. O choro na hora a aplicação, as possíveis reações adversas e o desconforto são fatores que podem desanimar. Mas você deve ter em mente que a vacinação é muito importante para a saúde do bebê. Por isso, siga à risca o calendário de vacinação infantil. A vacina BGC, por exemplo, protege os pequenos das principais formas graves da tuberculose, como meningite tuberculosa e tuberculose miliar.

Quando dar a vacina BGC ao bebê?
Os bebês devem receber a dose única da vacina BCG até os cinco anos de idade. Mas, geralmente, eles já podem ser vacinados pouco depois do nascimento. As contraindicações são para prematuros com peso abaixo de dois quilos, bebês imunodeprimidos ou filhos de mães que usaram, durante a gravidez, medicamentos que possam causar imunodepressão do feto.

Quais são as reações adversas da vacina BCG?
Entre as reações adversas da vacina BCG, a mais comum é uma pequena inflamação no local de aplicação, que é geralmente no braço direito. Depois, fica uma pequena cicatriz no local. Então, se isso acontecer com o bebê, não se assuste! É uma reação esperada.