24.4 C
Aratiba
sexta-feira, 9/maio
Player de Áudio Responsivo
InícioReligião19. Voz da Diocese - 11.05.25

19. Voz da Diocese – 11.05.25


A espiritualidade de Jesus “Bom Pastor”

Minha saudação a todos os irmãos e irmãs que acompanham a Voz da Diocese.  Estamos no Tempo Pascal e neste domingo temos a alegria de celebrar o Dia das Mães a quem dirigimos com todo carinho, uma prece especial a elas. Também recordamos o Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Unamo-nos em profunda oração nestas intenções.

Prezados irmãs e irmãs. No Evangelho deste domingo (Jo 10,27-30) Jesus é apresentado como o Bom Pastor. Na tradição bíblica, a imagem do pastor é carregada de simbolismo. O pastor simboliza o líder que governa e dirige o povo. Sua principal tarefa é vigiar, guiar e proteger o rebanho. Por isso os profetas denunciavam os “maus pastores”, porque se aproveitavam do rebanho. Deus é o “pastor de Israel”, porque conduz o povo, vela por ele e o protege. Esse é o sentido também para os dias de hoje. Quando os primeiros cristãos falavam de Jesus como o “Bom Pastor”, o faziam para destacar sua preocupação pela vida das pessoas, sobretudo das mais necessitadas. Jesus era compreendido como “Bom Pastor” não porque sabia governar, conduzir e vigiar melhor do que ninguém, mas porque foi capaz de “dar a sua vida” pelos outros.

A espiritualidade do Bom Pastor resume a atuação de Jesus. Sua primeira preocupação foi empenhar-se pelas pessoas, lutar contra o sofrimento sob todas as suas formas e trabalhar por uma vida mais digna e feliz para todos, chegando a “dar a sua vida” por essa causa. Por isso, precisamos retornar a Jesus. É nesse sentido que a liturgia deste domingo retoma a ideia de Jesus como o Bom Pastor.

Caríssimos. Jesus encontrava-se no Templo, rodeado pelos judeus. Disse: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30 ). Neste seu ensinamento, Jesus mostra dois aspectos essenciais para alguém ser cristão: escutar a sua voz e segui-Lo. Isso é o essencial. Hoje, depois de vinte séculos de Cristianismo, temos que recordar novamente que, para sermos Igreja, devemos escutar e seguir Jesus. Esse é o caminho para ser cristão.

“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (Jo 10,27). Escutar a voz do pastor significa acolher sua proposta de vida. Seguir Jesus dá um sentido autêntico à vida. A vida precisa de sentido, pois, não se vive sem isso. Seguir Jesus impulsiona para um modo de viver solidário, que liberta da mesquinhez e nos coloca abertos ao outro.

Jesus é o “Bom Pastor” porque dá a vida por suas ovelhas. Dar a vida significa fazer opção. A opção de Jesus foi pela vida do povo, dos marginalizados, dos excluídos da sociedade. “O bom pastor dá sua vida por suas ovelhas” (Jo 10,11): deu a vida por esta causa e disse: “quem quiser salvar sua vida, vai perdê-la, mas quem perder sua vida por causa de mim, vai salvá-la” (Mc 8,35). Enquanto não se tem a opção pela causa de Jesus amadurecida dentro da gente, não se evangeliza com eficácia, pois o trabalho pastoral será sem convicção e sem resultado eficaz. Para fazer a opção por Cristo e pela comunidade precisa-se estar convicto do valor do Evangelho e do projeto de Jesus bem como do valor da comunidade para a vida do povo, hoje. Somente dá a vida por uma causa quem está convicto do valor desta causa.

Caros irmãos e irmãs. Como os primeiros discípulos de Jesus, como Paulo e muitos outros ao longo da história da Igreja, nós também somos chamados por Deus para dar a nossa vida, gastá-la em favor da causa de Jesus, atuando em nossa comunidade, a partir de suas necessidades humanas e pastorais. Jesus tinha convicção que Deus Pai o amava porque ele deu sua vida pelo rebanho (Jo 10,17). Jesus era dono de sua vida, por isso disse: “ninguém a tira de mim”, eu a dou “livremente” (Jo 10,18). É na liberdade de escolha e de doação que podemos seguir fielmente a Cristo.

Caríssimos! Neste Dia das Mães, nossa oração em favor de todas as mães. Que Jesus, o Bom Pastor, as guarde sempre, as ilumine e as protejam em suas famílias e em seus trabalhos. Que o Cristo Bom Pastor também desperte muitas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias em nossas comunidades, a fim de que o Evangelho ensinado por Ele, seja anunciado, acolhido, amado e vivido por todos os povos e nações.

Deus abençoe a todos e bom domingo.

Dom Adimir Antonio Mazali – Bispo Diocesano de Erexim – RS

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments