29.5 C
Aratiba
terça-feira, 30/abril
Player de Áudio Responsivo
InícioAratibaSecretaria da Educação de Aratiba adota o programa Galáxia Alfa para...

Secretaria da Educação de Aratiba adota o programa Galáxia Alfa para os alunos do 1º ano

A área da educação em Aratiba tem se destacado como prioridade no Governo Municipal. O trabalho desenvolvido nas escolas municipais vem sendo destaque em nível nacional pela qualidade do ensino.

Para manter e melhorar a pontuação, neste ano, a secretaria da Educação, adotou uma novidade para os alunos do 1° ano. Trata-se do Programa Galáxia Alfa, que é um aplicativo completo para alfabetização integral de crianças.

O Galáxia Alfa motiva a criança a atravessar, com recursos dos videogames, todas as etapas de alfabetização, com controle e flexibilidade das atividades. Pode ser utilizado com alunos a partir dos 5 anos de idade.

Segundo a Coordenadora do Programa, professora Rosane Morgan, o Galáxia Alfa dá mais liberdade ao professor, que pode individualizar o atendimento aos alunos. E oferece avaliação permanente, rápida e global do aluno e da turma, com maior qualidade e uniformidade pedagógica. Galáxia Alfa reduz o tempo da alfabetização, com ganhos para todos.

Galáxia Alfa é um software divertido, interativo e desafiante e que traz todos os elementos da alfabetização em um único aplicativo: leitura e escrita, consciência fonêmica, princípio alfabético, fluência de leitura.
O software foi instalado em 23 tablets e distribuídos gratuitamente para os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Aratiba, São Roque e Volta Fechada.

Neste programa os estudantes do 1° ano irão ajudar os personagens Babu e Buba a derrotar uma traça. Por isso estão utilizando um tablet durante as aulas. Será uma alfabetização interativa, divertida, desafiante e muito mais rápida.

Entre as ferramentas disponíveis estão:
– Mundo I, o Princípio Alfabético: a criança conhece as letras e os fonemas e está pronta para ser alfabetizada: ela domina o princípio alfabético.
– Mundo II, a Conquista: a criança aprende a decodificar, reconhecer palavras e ler frases e textos e desenvolve fluência de leitura e compreensão.
– Desafio X: ao final das etapas, desafio extra para o aluno (e o professor) ver se aprendeu, para estratégias individualizadas de apoio.
– Relatórios: alunos, professores, pais, coordenadores e secretários acompanham evolução do aluno em cada etapa.
– Materiais adicionais: o IAB oferece outros materiais que integram o currículo da pré-escola e ensino fundamental.

A secretária municipal da Educação, Rosângela Matté Poletto, destaca o quanto é importante investir em novas tecnologias para motivar o nosso estudante, trazendo para dentro da escola as tecnologias aliados a alfabetização focados aprendizagem da criança. “O município começou a usar os programas do Instituto Alfa e Beto em 2009, quando adotou o Alfa e Beto para o 1º ano. No ano seguinte, estendeu o uso ao 2º ano e, em 2011 para todos os alunos do pré ao 5º ano. Em 2013, a primeira turma que cursou todas as séries iniciais com os programas de ensino estruturado do IAB submeteu-se à Prova Brasil, lançando Aratiba para o topo do desempenho do Estado, com 7,4 pontos, e para o 18º lugar entre as redes municipais do País”.

[vc_images_carousel images=”1638,1639,1640,1641″ onclick=”link_image” custom_links_target=”_self” mode=”horizontal” speed=”2000″ slides_per_view=”1″ autoplay=”yes” hide_pagination_control=”” hide_prev_next_buttons=”” partial_view=”” wrap=”yes” img_size=”400×600″]

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments