16.8 C
Aratiba
segunda-feira, 25/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiEm Mariano Moro, ordenado novo padre da Diocese de Erexim

Em Mariano Moro, ordenado novo padre da Diocese de Erexim

Em manhã com nuvens amainando o calor do sol que se anunciava escaldante neste sábado, 21, véspera do início do verão, já na proximidade da solenidade do Natal, muitos carros, alguns ônibus e vans, vindos das comunidades da Paróquia local, São Francisco de Assis, de Mariano Moro, de várias outras, especialmente de N. Sra. da Salette e São Pedro, de Erexim, levaram muitas pessoas para a ordenação presbiteral do diácono Lucas André Stein para a Diocese de Erexim.

A solene liturgia foi presidida por Dom José Gislon, Bispo da Diocese de Caxias do Sul, concelebrada por 32 padres da Diocese de Erexim e 8 de outras, e participada por 8 diáconos, diversas religiosas, vários ministros, seminaristas e em torno outras mil pessoas que lotaram completamente o Salão Comunitário local. Pe. José Carlos Sala e grupo de instrumentistas e cantores sustentaram o canto da assembleia.

No início da celebração, a pedido de Dom José, o Pároco local, Pe. Paulo Caovila, deu as boas-vindas a todos e apresentou os diversos grupos presentes. Após o evangelho, Pe. Clair Favreto, Reitor do Seminário São José, solicitou ao Bispo que ordenasse presbítero o diácono Lucas. Dom José, passando para a homilia, depois de saudação a diversas pessoas, referiu-se ao lema do ordenando, “o amor jamais passará”, tirado da primeira carta de São Paulo aos coríntios, que ressalta a natureza do amor. Mencionando a vocação de Moisés, do profeta Isaías, dos apóstolos São Pedro e São Paulo e do diácono Lucas, ressaltou que Deus chama as pessoas na realidade de sua vida e as transforma no seu interior, pela atração do amor, para se colocarem a serviço do Reino. O sacramento da ordem torna a pessoa um homem de Deus, sensível às dores, alegrias e esperanças do povo a quem deve servir, atento ao sopro do Espírito Santo. Como tal, anuncia uma mensagem de alegria e esperança, gasta sua vida a realizar aquilo que Deus deseja através do ministério da Igreja. Exortou ao ordenando a revelar sempre o amor com que Cristo amou a todos. Concluiu convidando os participantes a elevarem à Mãe de Cristo, a São José e a São Francisco a oração suplicando a fidelidade no seguimento de Jesus Cristo, que contemplamos na manjedoura da gruta do presépio e que é a testemunha fiel de Deus Pai.

Na sequência do rito, interrogou o Diácono Lucas sobre suas disposições para assumir o compromisso sacerdotal, na obediência ao seu bispo. Em súplica especial da graça divina para a ação sacramental, a assembleia cantou a ladainha de todos os santos, após a qual Bispo e os padres impuseram as mãos sobre o ordenando. O Bispo proferiu a oração consecratória, ungiu as mãos do novo padre e lhe entregou os símbolos da Eucaristia, o pão e o vinho.

No final da celebração, pela Pastoral Presbiteral, Pe. Agostinho Dors cumprimentou o novo padre e o acolheu na sua nova família, a dos presbíteros da Diocese, convidando o Pe. Dirceu Balestrin a entregar-lhe uma lembrança. Pe. Lucas, por sua vez, dirigiu sua palavra expressando gratidão a Deus, à família, à comunidade e à Paróquia, aos formadores e a diversas outras pessoas. Dom José também manifestou agradecimentos e desejo de celebração natalina feliz e frutuosa para todos.

Concluído ato litúrgico, os participantes degustaram o que haviam levado para a confraternização partilhada.

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments