30.6 C
Aratiba
segunda-feira, 25/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralCampanha contra a poliomielite ainda precisa vacinar 6 milhões de crianças para...

Campanha contra a poliomielite ainda precisa vacinar 6 milhões de crianças para bater a meta

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite ainda precisa imunizar 6,3 milhões de crianças, de acordo com balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (29). O número equivale a 56% do público-alvo.

Apesar de a mobilização nacional terminar nesta sexta-feira, os estados têm liberdade para ampliar o prazo da campanha contra a paralisia infantil. Ao menos 6 estados já informaram que vão estender a vacinação: Pernambuco, São Paulo, Paraná, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Lançada no dia 5, a campanha tem o objetivo de vacinar cerca de 11 milhões de crianças de 1 até 5 anos de idade incompletos.

No primeiro ano de vida, a criança deve receber três doses da vacina contra a pólio (aos 2, 4 e 6 meses). Depois, precisam do reforço aos 15 meses e 4 anos. Aplicada na forma oral, cada dose é composta por duas gotinhas do imunizante.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave que afeta o sistema nervoso, podendo provocar paralisia permanente ou transitória dos membros inferiores. Não existe tratamento e a única forma de prevenção é a vacinação.

Sarampo: baixa procura pela vacina

O Ministério da Saúde está ainda promovendo uma mobilização nacional para imunizar a população de 20 a 49 anos contra o sarampo. De acordo com o ministério, dados preliminares das secretarias estaduais de saúde apontam que, desde março até 29 de outubro, foram vacinadas 11,7 milhões de pessoas nessa faixa etária, o que corresponde a 13% do público-alvo.

Vacinas gratuitas contra 20 doenças

Além da pólio e do sarampo, a campanha nacional também oferece todas as outras vacinas do Calendário Nacional de Imunização, que protegem contra cerca de 20 doenças.

Crianças menores de 1 ano e com 5 anos ou mais e adolescentes de até 15 anos também podem ser imunizados, conforme as doses previstas no calendário.

SourceG1
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments