18.8 C
Aratiba
terça-feira, 26/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralGoverno gaúcho autoriza comércio não essencial em finais de semana e amplia...

Governo gaúcho autoriza comércio não essencial em finais de semana e amplia horário de bares e restaurantes

As atividades econômicas terão, a partir deste sábado, protocolos mais flexíveis de horário de funcionamento e liberação de abertura aos finais de semana nas regiões que adotam, por meio da cogestão, a bandeira vermelha no Distanciamento Controlado. De acordo com o governador Eduardo Leite, que detalhou as medidas em transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta sexta-feira, a flexibilização foi possível graças à redução de alguns indicadores da pandemia e pelo comprometimento dos gestores municipais que enviaram ao Piratini os planos estratégicos de fiscalização. A atualização do decreto deve ser publicada ainda nesta sexta-feira.

“Novas medidas atendem a necessidade de garantir fôlego às atividades econômicas já bastante atingidas pela pandemia”, destacou o governador ao anunciar maior abertura aos comércios gaúchos. Em seguida, ele pediu cautela aos prefeitos. “Uma decisão que os municípios precisem adotar de acordo com a sua realidade local. Não migrem diretamente para a bandeira vermelha, a cogestão é a possibilidade de ajustes de acordo com a sua realidade local”, pediu ao lembrar que o Estado conta com mais de 21,5 mil vidas perdidas pela Covid-19 e aos poucos se aproxima de 1 milhão de casos confirmados.

O que muda:

De segunda a sexta-feira

– Manutenção da restrição das atividades presenciais entre 20h e 5h

– Supermercados — não tem mais limitação de horário

– Bares e restaurantes — das 5h às 22h, com saída dos clientes até 23h

– Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)

– Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h

– Demais serviços — das 5h às 20h

Finais de semana

– Bares e restaurantes — das 5h às 15h, com saída dos clientes até 16h

– Comércio não essencial — das 5h às 20h (depois somente delivery)

– Academias e serviços religiosos — das 5h às 22h

– Demais serviços — das 5h às 20h

Novos protocolos em bandeira vermelha

Feiras livres de comércio não essencial: estão liberadas as feiras de artesanato, desde que com distanciamento de três metros entre as bancas e controle de acesso.

Restaurantes: lotação de 25% da capacidade, com no máximo de cinco pessoas em cada mesa e exclusivamente para refeição. Happy hours estão proibidos, bem como música ao vivo. Deve haver dois metros entre as mesas e só clientes sentados.

Parques: lotação de 25% da capacidade, exclusivamente em locais abertos e com Selo Turismo Responsável. Segue obrigatório uso correto de máscara, distanciamento nas filas e higienização de mãos e superfície

Serviços de educação física: academias, piscinas, clubes e condomínios devem manter atividade individual, com no máximo uma pessoa para 16 metros quadrados de área. Grupos com no máximo duas pessoas para cada instrutor e cartaz informando lotação. É proibido compartilhar equipamentos simultaneamente.

Esportes sem contato físico: quadras e condomínios têm autorização para jogos com no máximo quatro pessoas, sem contato e sem público. É exigido agendamento prévio, intervalo de 15 minutos entre jogos para higienização. Estão vedadas confraternização pós-jogo.

Transporte fretado: lotação de 75% dos assentos, com uso de máscara e ventilação.

Transporte coletivo: lotação de 60% do veículo, com uso de máscara e ventilação.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments