A doença não tem cura, apenas tratamento e, por isso, é fundamental seguir todos os cuidados necessários para ter uma boa qualidade de vida e manter a saúde da visão, dentro do possível.
No geral, o principal cuidado para quem tem o do tipo crônico é utilizar colírios específicos de acordo com a prescrição médica. Dependendo, também pode ser necessário fazer uma cirurgia a laser, o que quase sempre é necessário no caso fechado.
Além disso, é preciso mudar alguns hábitos de vida. É necessário, por exemplo, fazer uma dieta balanceada e rica em nutrientes, inclusive os de alimentos que ajudam a visão. O consumo de cafeína, por sua vez, deve ser diminuído para evitar o aumento da pressão nos olhos.
Da mesma forma, exercícios físicos devem ser praticados com moderação, já que podem ajudar a reduzir a pressão da região. Beber líquidos deve ser uma atitude feita de maneira moderada e usar óculos ajuda a combater o problema de uma possível sensibilidade.
Independentemente do grau da doença, é fundamental realizar consultas de rotina com o oftalmologista para um controle adequado da doença.
O glaucoma é uma doença grave que se não for tratada no momento e da forma correta pode levar à cegueira. Tomando os cuidados necessários é possível conviver com o prognóstico e proteger a saúde dos olhos de maneira adequada.
Se tiver mais alguma dúvida sobre essa doença, aproveite para deixar nos comentários para que possamos te ajudar.