Quatro integrantes de uma quadrilha responsável por aplicar o golpe do bilhete premiado foram presos, nesta quinta-feira, em cidades dos três estados do Sul. No Rio Grande do Sul, a ação deflagrada pelos policiais civis paranaenses ocorreu em Passo Fundo. Um quinto criminoso permanece sendo procurado.
A ação começou ainda na última quarta-feira. No total, os agentes cumpriram seis mandados judiciais de busca e apreensão em endereços relacionados aos suspeitos. Houve o recolhimento de documentos, falsos bilhetes premiados, telefones celulares e computadores.
O golpe consiste em um dos integrantes do grupo criminoso fingir que é uma pessoa simples que ganhou um bilhete premiado da loteria e não sabe como fazer para receber o dinheiro. Na rua, ele aborda a potencial vítima, geralmente idosa, e começa uma conversa envolvente.
Em seguida, o falso ganhador fala em dividir a recompensa com a vítima e pede um valor para dar continuidade à proposta. Os demais cúmplices, ao redor, dão veracidade à história. A vítima é deixada sozinha assim que o bando recebe o dinheiro.