Estiveram reunidos, na manhã de terça-feira (6), no Centro de Eventos de Barra do Rio Azul, representantes da Administração Municipal, Patronato São José de Erechim e grupo de pessoas com deficiência (PcD’s) e seus familiares.
O objetivo do encontro foi esclarecer os benefícios da Equoterapia, um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.
Todos os profissionais que fazem parte do serviço têm capacitação e treinamento para atuar na área da Equoterapia, dentre eles, a psicóloga Marisa Calgaroto, a fisioterapeuta Cassia Valmórbida e a assistente social Adriana Santana, além de um veterinário e um adestrador de cavalos.
Os praticantes e seus familiares passaram por uma entrevista e, se forem considerados aptos, após avaliação médica poderão seguir com a prática. Assim, a Prefeitura, através das secretarias de Cidadania – CRAS, Saúde e Educação, oferece ao público um novo serviço, voltado para o bem-estar e melhoria da qualidade de vida.
Participaram do encontro o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, vice-prefeito Maximino Basso, a secretária de Assistência Social, Sueli Fascículo e a equipe da Assistência Social.