Fonte Drenada tem por objetivo recuperação de nascentes, especialmente em períodos de estiagem como o enfrentado atualmente
Implantado em 2021, o programa Fonte Drenada, realizado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Severiano de Almeida, tem buscado alternativas para amenizar os impactos que a estiagem causa nas propriedades rurais, especialmente entre o último ano e os primeiros meses de 2022.
São várias as propriedades que precisam ser abastecidas, as vezes até diariamente, com água transportada pelos caminhões da prefeitura, seja para consumo humano ou animal. O secretário de Agricultura do município, ValmorLazzarin, explica que através do programa Fonte Drenada, nascentes estão sendo recuperadas e com isso várias propriedades já podem contar com água própria.
De acordo com ele, foram mais de 20 obras realizadas em 2021 e somente neste ano, mais três. “Temos pedidos de mais produtores que gostariam de contar com este serviço, especialmente dado o momento de seca”, pontua o secretário.
Através do programa, a prefeitura disponibiliza aos produtores, serviços de horas/máquina, pedras do britador municipal além da própria brita, em caso de necessidade. As árvores que são plantadas ao redor da fonte recuperada, também são doadas pela prefeitura.
Lazzarin salienta a importância também da conscientização dos produtores em manter as fontes recuperadas. “É preciso assegurar o isolamento da presença de animais e também evitar que enxurradas voltem a danificar a fonte. Por isso se faz o plantio de mudas de árvores nativas que vão garantir uma barreira e proteção a fonte. Outra possibilidade é encanar a água para o consumo animal, fazendo com que este usufrua da água, mas em um ambiente que não volte a prejudicar a fonte recuperada”, pondera o secretário.
A Secretaria de Meio amplia o alerta de conscientização dos produtores, destacando que cada fonte recuperada, tem grande potencial de auxiliar no abastecimento de famílias, tanto para consumo humano, como animal e que quanto maior a proteção, menor o risco de falta de água.