Município ganha lugar de destaque em dados divulgados pela Acsurs
O município de Severiano de Almeida ganhou lugar de destaque nos dados revelados pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) através da Seção de Epidemiologia e Estatística (SEE) e divulgados pela Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul – ACSURS.
De acordo com estes dados, o município foi o segundo maior produtor de suínos abatidos em 2021, na região norte do Rio Grande do Sul. Foram 108.169 animais abatidos a partir das propriedades de Severiano de Almeida.
O município também integra a lista dos 25 maiores produtores do Estado. O secretário da Agricultura do município, Valmor Lazarin enfatiza que esta é uma conquista importante e que vem balizada também pelas ações que a prefeitura tem executado em prol do setor.
Auxílios em terraplanagens, distribuição de dejetos, entre outros, fazem com que o produtor tenha amparo para se manter na atividade e acima de tudo, evoluir, explica o secretário.
“A suinocultura é importante setor econômico de nosso município e precisa ser valorizado como tal. Hoje são muitas famílias que dependem desta atividade e novos investimentos fazem com que haja um crescimento notado ano a ano”, enfatiza.
Atualmente a suinocultura representa 53% da arrecadação municipal no setor agrícola, gerando mais de R$ 2,4 milhões em retorno.