17.7 C
Aratiba
domingo, 24/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiEm contexto vocacional, Bispo e padres da Diocese de Erexim realizam seu...

Em contexto vocacional, Bispo e padres da Diocese de Erexim realizam seu retiro anual

Na aprazível casa de reuniões e encontros de espiritualidade Recanto da Medianeira dos Irmãos Maristas em Veranópolis, de segunda a sexta-feira, na Semana Nacional da Família neste Mês Vocacional, os padres da Diocese de Erexim com seu Bispo Dom Adimir Antonio Mazali realizaram seu retiro anual orientado pelo Monsenhor Matthias Ham, da Diocese de Ponta Grossa, PR.

Com mestrado em Teologia Espiritual e Psicologia Clínica, Pe. Matthias conduziu suas reflexões a partir da realidade humana e do ministério presbiteral com profundos textos de apoio. Entre outros aspectos, abordou a natureza do retiro como presente de Deus, graça e desafio; o padre pastor, que anima a comunidade eclesial, mas também pescador que sai à procura de quem está fora dela; a formação permanente, desafio e graça; o crescimento na liberdade para a qual Cristo nos libertou; as adversidades e fragilidades humanas no processo de amadurecimento e crescimento; a espiritualidade do presbítero diocesano e a importância das relações humanas para o seu cultivo; o presbítero como escolhido e colocado à parte, com consciência de que deve ser mistagogo, presença do Mistério, formado em oração, líder autêntico de seu povo, diretor espiritual, guia místico, evitando o risco de ser psicólogo, assistente social, sociólogo. O orientador acentuou a importância do celibato, da virgindade, em vista do Reino, assumindo-o com alegria como testemunho da verdade do ser humano, cuja sede de amor só Deus pode saciar.

Celebração de dois jubileus de ordenação presbiteral: a missa de quarta-feira, foi presidida pelo Pe. José Carlos Sala, Reitor do Seminário e do Santuário de Fátima que em dezembro completará 25 anos de ordenação presbiteral, acompanhado do Pe. Adelar Pedro Dedavid, do Lar Sacerdotal, que completará 50 anos de ordenação, também em dezembro. Na homilia, Pe. Sala ressaltou que assim como na música há pausas, é indispensável a pausa do retiro e outras para revigorar o cuidado do humano sagrado que somos e o exercício do ministério presbiteral. Acentuou o carinho de Deus que vai ao encontro de todos e de cada um. Exortou a revigorar o florescer vocacional, voltar ao primeiro encanto do ministério, evitando a autorreferência. Pe. Adelar dirigiu também sua mensagem aos participantes do retiro. Lembrou seu lema, eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância. Relatou experiências de seu ministério, o trabalho no Seminário de Fátima, a assessoria à Juventude Operária Católica em nível nacional, a atuação em diversas pastorais sociais e movimentos populares, a ação pastoral na Diocese de Duque de Caxias no Rio de Janeiro. Procurou atuar sempre com espírito crítico e chamou atenção para o momento atual difícil no Brasil.

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments