Dom Adimir Antonio Mazali, Bispo Diocesano de Erexim, viajou para Roma no dia 30 passado a fim de participar de curso para um primeiro grupo de novos Bispos nomeados de 2019 em diante, do dia 31 até o próximo dia 10.
Estando em Roma, na manhã de domingo passado participou da Santa Missa presidida pelo Papa Francisco com o Rito de Beatificação do Papa João Paulo I na Praça São Pedro no Vaticano.
Em Roma, Dom Adimir já se encontrou com o Pe. Anderson Faenello que está estudando na Academia Eclesiástica da Santa Sé.
O Papa João Paulo I
No dia 3 de setembro de 1978, há 44 anos, o papa João Paulo I iniciou oficialmente o seu pontificado que durou 33 dias, um dos mais breves na história da Igreja.
João Paulo I, conhecido como o papa do sorriso, foi eleito como sucessor do papa são Paulo VI em 26 de agosto de 1978.
O seu nome reúne os dos seus dois predecessores imediatos. Foi João por são João XXIII, e Paulo por são Paulo VI; como uma forma de homenagear ambos os pontífices que lideraram o Concílio Vaticano II, o evento mais importante da Igreja no século XX.
Albino Luciani nasceu em 17 de outubro de 1912 na cidade de Canale d’Agordo, na Itália. Foi batizado no mesmo dia por uma senhora chamada Maria Fiocco, ante “o perigo iminente de morte”, como assinala o site do Vaticano.
Entrou no seminário menor de Feltre em outubro de 1923 e, em outubro de 1928, ingressou no seminário gregoriano em Belluno.
Foi ordenado sacerdote em 7 de julho de 1935, com apenas 22 anos. Estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde elaborou e defendeu a tese “A origem da alma humana segundo Antonio Rosmini”.
Em 15 de dezembro de 1958, são João XXIII o elegeu bispo de Vittorio Veneto, recebendo a consagração episcopal do pontífice em 27 de dezembro, na Basílica de São Pedro.
Em 1º de fevereiro de 1970, depois de participar das sessões do Concílio Vaticano II, são Paulo VI o nomeou patriarca de Veneza. Três anos depois, em 5 de março de 1973, foi criado cardeal.
Participou do primeiro conclave de 1978, no qual foi eleito em 26 de agosto. 33 dias depois, em 28 de setembro, faleceu após um ataque cardíaco no Palácio Apostólico do Vaticano.