A prefeitura de Aratiba está realizando em rios, sangas e córregos, tanto na zona urbana, quanto rural, a aplicação de BTI, como forma de controle de mosquitos. A aplicação está sendo realizada por equipes das secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Bombeiros Voluntários.
O Bacillus Thuringiensis var. Israelensis (BTI) é uma bactéria natural do solo, usada como inseticida microbiano para controlar a propagação de mosquitos. A secretária do Meio Ambiente do município, Rocheli Ongaratto salienta que o produto não é prejudicial ao ser humano, nem aos animais que por ventura venham ingerir a água onde houve sua aplicação.
A atividade é coordenada em parceria pelas duas secretarias e também tem o objetivo de controlar o surgimento do mosquito Aedes Aegypti, principal vetor da dengue.
Neste primeiro momento, a aplicação se dá apenas em rios, córregos ou sangas. Uma primeira aplicação havia sido feita em janeiro, pela prefeitura.
“A cada determinado período é preciso reaplicar o produto. Nesta fase, serão três etapas, uma aplicação a cada 15 dias”, enfatiza a Secretária.
A aplicação de BTI havia sido feita no município pela última vez em 2004. “Nosso objetivo é para que haja o controle destes mosquitos, alguns vetores de doenças. Mas também pedimos a população que siga mantendo cuidados, especialmente nesta época do ano em que há chuva e calor, para que eliminem qualquer local que possa acumular água, o que ajuda neste controle”, enfatiza o secretário da Saúde, Rogério dos Santos.
O próximo passo será o controle dos mosquitos em bocas de lobos no perímetro urbano.