A Direção do Foro Central da Comarca de Porto Alegre emitiu um alerta sobre os recorrentes golpes que estão sendo aplicados por estelionatários contra clientes de escritórios de advocacia. Há registro deste tipo de golpe também na região do Alto Uruguai gaúcho.
Conforme o Núcleo de Inteligência do Judiciário, os golpes ocorrem da seguinte forma: de posse dos dados de pessoas, como nome e telefone, os criminosos acessam informações processuais, como número de processos e nomes dos advogados, muitas vezes em consulta ao site do TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS). Após, efetuam contato com os clientes por e-mail ou telefone e, se passando pelos seus procuradores, solicitam pagamentos a pretexto de dar andamento nas ações ou solicitando o pagamento de falsas taxas processuais.
Nesses casos, a orientação é de que não seja efetuado nenhum tipo de pagamento ou depósito sem o contato pessoal com o advogado, estabelecendo um canal seguro de comunicação para evitar que mais pessoas sejam lesadas. “Caso tenha conhecimento de novas vítimas, faça o registro policial”, afirmou o Judiciário.