A melancia contém uma variedade de vitaminas e antioxidantes essenciais que promovem a saúde da pele. Ela é rica em vitamina A, C e E, além de uma grande quantidade de água, o que promove a hidratação da pele e a estimulação do colágeno. Assim, comer melancia, bem como aplicá-la na pele, pode proporcionar antienvelhecimento, hidratação e proteção contra os danos dos radicais livres.
Longevidade da pele
O principal benefício da melancia para o cuidado da pele é a sua capacidade de promover a produção de colágeno graças à vitamina C. Ela estimula a produção de colágeno para dar firmeza ao rosto e melhorar as linhas finas.
Além disso, a vitamina C também estabiliza o colágeno para benefícios a longo prazo. Portanto, a vitamina C não apenas minimiza linhas finas e rugas. Mas, também impede que elas voltem.
Benefícios da melancia para a pele: hidratação
Não é nenhum segredo que a melancia contém uma grande concentração de água. Mas, tanto a vitamina E quanto a C também têm benefícios hidratantes. Essencialmente, a vitamina E fornece umidade, enquanto a vitamina C ajuda a bloqueá-la para uma pele hidratada e saudável.
Protege contra os danos dos radicais livres
A frutinha fornece vitamina C e carotenoides, antioxidantes responsáveis pela coloração vermelha. Juntos, fazem uma força-tarefa para prevenir envelhecimento precoce, equilibrar as funções do organismo e bloqueiam a ação dos radicais livres.
Propriedades calmantes
Os antioxidantes também têm a função de regenerar tecidos e evitar inflamações. Há ainda um nutriente, chamado cucurbitacina E, que é outro tipo de antioxidante poderoso que desempenha o papel de desinflamar e acalmar a pele. Assim, uma máscara facial de melancia pode ajudar no tratamento de rosácea, queimadura de sol e outras condições dermatológicas.