Parece que ter unhas fortes e saudáveis é mais importante do que poderíamos imaginar, já que sintomas desagradáveis relacionados a elas podem indicar maiores problemas de saúde. Nós conversamos com John Anthony, dermatologista da Cleveland Clinic, em Ohio, e Debra Jaliman, dermatologista de Nova Iorque e autora do livro ‘Skin Rules’, sobre quais sintomas não devem ser ignorados (e quais são totalmente normais).
O problema: unhas amareladas
“Isso pode ocorrer naturalmente com a idade,” diz o Dr. Anthony. “Mas também pode ser causado por esmaltes ou unhas postiças”. Se você usa unhas postiças ou mantém as unhas pintadas com frequência e está tendo este problema, tente fazer uma pausa e dê às unhas uma chance para que se recuperem. Outra possível causa: fumar, que pode manchar as unhas e dar a elas uma tonalidade amarelada.
O problema: unhas secas, rachadas ou quebradiças
Este é um problema comum, e existem algumas possíveis causas. “Unhas frágeis e quebradiças podem ser consequência do ressecamento na lâmina ungueal,” diz a Dra. Jaliman. “Isso pode ocorrer por causa da natação, do uso excessivo de removedor de esmaltes, do hábito frequente de lavar a louça sem usar luvas, ou simplesmente por vivermos em um ambiente com baixa umidade.” Outras possíveis causas incluem os químicos (como a exposição regular a produtos de limpeza) e o envelhecimento. No entanto, se as unhas quebradiças são um problema constante, converse com o seu médico: em alguns casos o hipotiroidismo (uma condição na qual a tireoide não trabalha de forma adequada) pode provocar este efeito colateral.
Para tratar as unhas rachadas tente usar uma loção com uma poderosa ação hidratante. Assim como a sua pele, as unhas irão absorvê-la e será possível prevenir o ressecamento no futuro. A Dra. Jaliman recomenda escolher um produto que contenha ácido hialurônico, glicerina ou manteiga de karité. Se isso não ajudar, você também pode optar por um suplemento nutricional de biotina, que promove o crescimento saudável das unhas.