Marcelo Arruda destaca-se em sua carreira profissional e política pelo foco na gestão e planejamento. Logo, o prefeito de Barra do Rio Azul como então presidente da Famurs, não poderia ser um gestor diferente. O que contribui para adoção de uma gestão estratégica, acessível a escuta e efetiva no trabalho. Arruda iniciou esta semana, com a segunda-feira (3) repleta de atividades, entrevistas, bem como com um ciclo de conversas proposto acerca do desempenho com as equipes de cada área de atuação da entidade.
Conforme Arruda, “por melhor que seja uma equipe de trabalho, entender como os colaboradores estão exercendo suas atividades é fundamental para fazer uma gestão de pessoas eficiente. A ideia será sempre desenvolver cada um da equipe, fazendo com que todos possam aprender e crescer juntos. O desempenho melhora muito com o feedback. A Gestão de Desempenho tem o propósito de potencializar aspectos como: as competências e as habilidades técnicas dos profissionais de cada área.”
Segundo o gestor é fundamental que cada integrante da equipe Famurs tenha consciência de quais são as suas atribuições, entregas e resultados, ressaltando a importância de que todos tenham um mesmo foco: trabalhar em prol dos 497 municípios gaúchos. Marcelo Arruda ainda destaca que estabelecer indicadores e metas, bem como situar que cada um da equipe tem um importante papel para a realização de um ou mais indicadores é fundamental para cooperação da entidade em prol dos municípios neste momento de retomada pós desastre.
O formato de Gestão de Desempenho planejado prevê encontros de forma semanal entre a diretoria e reuniões mensais com áreas técnicas. As reuniões estão sendo realizadas com a presença do próprio presidente Arruda, juntamente com os superintendentes da nova diretoria e os colaboradores de cada área de atuação. Os encontros têm a duração de cerca de uma hora, no qual são ambientadas as atividades da área, os aspectos positivos, e metas das atribuições previstas, bem como a sugestão de pontos a trabalhar.
Assim, neste mês de junho, está sendo realizado o primeiro ciclo para acompanhar as atividades já desenvolvidas, através da Federação, durante o período de janeiro a maio de 2024. A própria reunião de Gestão e Desempenho também visa propor um momento para falar sobre as expectativas em relação ao trabalho e os desafios propostos nesta nova gestão. Marcelo Arruda concluí as oportunidades ressaltando que “é por meio destes encontros que será possível avaliar os resultados ao final de um ano de gestão.